Cidades

Cuidados em bares e restaurantes

Atendendo às normas emergenciais para evitar a propagação do coronavírus, estabelecimentos do DF adotam diversas medidas de precaução

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:16
No restaurante Lake's, na 402 Sul, as medidas de prevenção estão sendo tomadas desde domingo, segundo a gerente Gisele Munhoz: redução no movimento de clientes chega a 90%



A pandemia de coronavírus começa a trazer consequências ao setor gastronômico do Distrito Federal. Após publicação de normas do Executivo local para contenção do avanço da doença, bares e restaurantes da capital adotam medidas especiais de prevenção. Mesmo assim, empresários registram queda acentuada no movimento e acreditam que, para os próximos dias, a tendência é piorar.

Gisele Munhoz, 39 anos, é proprietária do Restaurante Lake’s, na 402 Sul. Ela conta que, desde domingo, tem seguido as orientações necessárias de prevenção. “Além do distanciamento das mesas, aumentamos a quantidade de álcool em gel na dispensa, tanto para clientes quanto para funcionários. Colocamos um suporte na saída dos banheiros feminino e masculino. Então, a pessoa sai e se higieniza. Tem clientes que já pedem para desligar o ar-condicionado e deixar a janela aberta”, afirmou.

Segundo ela, os funcionários também estão se precavendo. Cada um ganhou recipiente com spray de álcool. “Recomendamos que os funcionários mantenham distância de um metro entre clientes. Também estou dando mais uma folga por semana, para que eles evitem o trânsito de ir e vir. Temos empregados que moram em Luziânia e em outras satélites, então, agora, eles vão folgar duas vezes por semana”, disse.

A empresária relatou, ainda, uma queda na movimentação do restaurante. Enquanto a reportagem esteve no local, no início da tarde de ontem, havia apenas dois clientes. “O fluxo caiu em 90%. Uma hora dessa, o normal era ter em torno de 100 pessoas. Estou com medo, mas acho que essa é uma questão necessária. Devemos respeitar.”

Rosivaldo Montinho, 50, é cumin (auxiliar de garçom) no estabelecimento, onde trabalha há 28 anos. Ele conta que nunca viu uma situação parecida. “É chocante ver o ambiente vazio. Os garçons dependem do faturamento e sobrevivem disso, mas devemos nos prevenir para conseguir conter essa pandemia. Até nós, garçons, estamos nos prevenindo. Passo álcool na mão toda hora e ainda oriento os clientes”, argumentou.

Receio

O gerente do restaurante Casa Baco, no CasaPark, Wagner Luís, 42, tem investido no serviço delivery para não perder clientes, e relata tomar todos os cuidados no local. “O delivery tem sido uma opção para não perdermos tantas vendas. Mas, aqui, estamos em alerta. Após o garçom atender o cliente, é regra passar álcool em gel nas mãos. Toda hora, tem um funcionário limpando as mesas e os balcões. Também optamos por deixar as janelas abertas e desligar os ar-condicionados”, afirmou.

Outra preocupação de Wagner é em relação ao quadro de funcionários. “Temos um total de 40 empregados só nessa unidade (CasaPark), mas a preocupação é em mantê-los devido ao baixo movimento. Temos medo de ter que mandar alguém embora”, destacou.

O proprietário do Bar Beirute da 107 Norte, Francisco Emílio, 42, diz que está seguindo o que foi determinado no decreto. “Colocamos as mesas com dois metros de distância e temos buscado dar uma satisfação maior aos clientes. Recomendamos às pessoas que elas não fiquem em grupos muito juntos. Muitos clientes têm preferido fazer o pedido pelo telefone e buscar só quando estiver pronto. O bom é que todos os nossos restaurantes são ao ar livre”, ressaltou.



Para ele, atitudes como essas são necessárias. “É uma situação séria e estamos prezando pela segurança de todos. É o momento de cada um fazer sua parte”, frisou.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fábio Estuqui, explicou que a entidade tem orientado os empresários em relação às medidas preventivas. “Recomendamos que a ventilação nos salões seja apropriada. Caso tenha ar-condicionado, os filtros devem estar limpos. A instrução aos proprietários é que eles se preparem para qualquer outro decreto que seja mais radical, como o fechamento dos estabelecimentos”, afirmou.

De acordo com ele, a partir de hoje, os restaurantes que estiverem seguindo as orientações, terão o selo “restaurante responsável” colado no estabelecimento. “A ideia é de que, quando o cliente chegar, saiba que o local passou devidamente pelas instruções”, acrescentou Fábio Estuqui.


Distância mínima
O Decreto n° 40.520, de 14 de março de 2020, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) determina que os bares e restaurantes deverão observar, na organização das mesas, a distância mínima de 2m entre elas. Nos eventos abertos, recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Fake news
Uma notícia que circula nas redes sociais diz que, a partir de hoje, bares e restaurantes estarão proibidos de funcionarem sob pena de multa institucional. Contudo, conforme o site de checagens do Correio, o Holofote, apurou, a informação é falsa, segundo a assessoria do governo. De acordo com o GDF, não há previsão de que a medida seja tomada.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags