Cidades

Farmácias de alto custo adotam medidas de prevenção

Decisões têm como objetivo evitar que pessoas mais vulneráveis saiam de casa, transitem pela cidade ou fiquem aglomeradas durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 17:32
Medida tem como objetivo evitar que pessoas mais vulneráveis saiam de casa e fiquem aglomeradasComo prevenção à Covid-19, a Secretaria de Saúde autorizou aos pacientes que precisam retirar medicamentos em uma das três farmácias de alto custo do Distrito Federal o cadastro de até cinco pessoas para fazer a retirada. 

Para efetuar o cadastramento, é preciso levar à farmácia receita médica, laudo de medicamento especializado, autorização do procedimento de alta complexidade, comprovante de residência e documentos pessoais de quem será cadastrado e do paciente. 

A medida tem como objetivo evitar que pessoas mais vulneráveis saiam de casa e fiquem aglomeradas. Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica, Samara Furtado Carneiro, o processo para contratação, por dispensa de licitação de empresa para agendamento de retirada de medicamentos e entrega de remédios na casa do paciente está em andamento. “É um esforço nosso e do governador Ibaneis Rocha para evitar que essas pessoas, que são mais vulneráveis, transitem pela cidade e fiquem aguardando a retirada do medicamento. Queremos que elas recebem tudo no conforto de sua casa”, frisa.

Outras decisões estão sendo tomadas para prevenir o contágio do vírus em farmácias, entre elas, a organização na entrada de pacientes e o respeito à distância entre as cadeiras. Máscaras estão sendo entregues àqueles que apresentam algum sintoma de resfriado ou gripe. 


Telebrabalho

 
Nas farmácias de alto custo, somente profissionais da área administrativa aderiram à modalidade de teletrabalho, como aqueles responsáveis pelo envio de informações ao Ministério da Saúde e autorizações. “O atendimento ao paciente segue normal, até segunda ordem”, frisa Carneiro.

 
* Estagiária sob supervisão de Adson Boaventura 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags