Cidades

Coronavírus: quatro crianças estão no Hran com suspeita da doença

A capital registra 34 casos confirmados para a Covid-19. Além disso, mais 191 notificações estão em investigação

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 17:30
A pasta não informou qual a forma de contágio ou a idade dos pacientesA expansão de casos de coronavírus no Distrito Federal começa a atingir inclusive os mais jovens. Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18/3), a Secretaria de Saúde informou que quatro crianças estão internadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com suspeita de Covid-19. A pasta não informou qual a forma de contágio ou a idade dos pacientes.  

A capital registra 34 casos confirmados para a Covid-19. Além disso, mais 191 notificações estão em investigação. Do total de diagnósticos, cinco ocorreram por transmissão local, quando a contaminação acontece na cidade e é possível apontar a origem. Antes desses registros, todos os infectados eram viajantes que voltaram ao DF.  

A primeira paciente diagnosticada com coronavírus, uma mulher de 52 anos moradora do Lago Sul, está internada em estado grave na unidade de terapia intenciva (UTI) do Hran. Nesta quarta, segundo boletim da Secretaria de Saúde, ela teve piora no quadro respiratório e precisou ser colocada em coma induzido. O estado dela é considerado grave.  

Abertura de leitos 

Durante coletiva à imprensa, o novo secretário de Saúde, Francisco de Araújo Filho, informou que abrirá 90 leitos de UTI nas unidades de saúde da capital. “Estamos disponibilizando 90 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 15 no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e outros 15 no Hran”, garantiu. De acordo com Francisco, mais leitos devem ser abertos na próxima semana.  

Outra demanda da Secretaria de Saúde é em relação ao atendimento volante, que encaminharia profissionais da saúde à casa de pessoas com suspeita do novo coronavírus. Entretanto, há excesso de demanda na pasta. De acordo com Ricardo Tavares, secretário adjunto de Assistência à Saúde, até mesmo o site do Ministério da Saúde está congestionado. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Segurança para desafogar o sistema”, frisou.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags