Cidades

Fechamento do comércio no DF não afeta mercados, padarias e farmácias

Desde a quarta-feira, circulam boatos de que os supermercados seriam fechados devido ao novo coronavírus, mas a medida não será tomada pelo GDF

Um novo decreto a ser publicado ainda nesta quinta-feira (19/3) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por conta da pandemia do novo coronavírus, determinará o fechamento de igrejas e do comércio. No entanto, supermercados, padarias e farmácias não serão abrangidos e poderão funcionar.

Além disso, os sistemas de delivery serão permitidos, ou seja, restaurantes poderão contiinuar funcionando para entregar comida em casa.

A reportagem do Correio apurou que, desde a noite de quarta-feira, circulam boatos de WhatsApp afirmando que os supermercados seriam fechados, o que deixou muitos brasilienses preocupados.

Leitores enviaram informações de que, por conta dessas notícias, cenas de tensão e filas acabaram se formando em supermercados do Plano Piloto na tarde desta quinta-feira.

Medidas do GDF

As medidas que o GDF vêm tomando por meio decretos nas últimas semanas buscam reduzir a circulação de pessoas na cidade, diminuindo assim a velocidade com que o vírus se espalha. A primeira medida foi a suspensão de aulas. Em seguida, houve fechamento de shoppings, parques e feiras, além de agências bancárias públicas e privadas.

O governador determinou ainda ponto facultativo para servidores do GDF. O número de casos registrados de coronavírus no DF chegou a 61 nesta quinta-feira.