Cidades

Coronavírus: usuários do metrô continuam correndo riscos

Problema técnico em um dos trens, próximo à Estação Praça do Relógio, fez com que centenas de passageiros se aglomerassem na plataforma de embarque, na manhã desta quinta-feira (19/3)

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 17:13
Aglomeração na Estação Praça do Relógio, em TaguatingaCom restrições sendo adotadas a cada dia para conter o avanço em massa do coronavírus no Distrito Federal, passageiros do transporte público continuam passando por situações de risco para se locomoverem. Na manhã desta quinta-feira (19/3), um problema técnico em um dos trens, próximo à Estação Praça do Relógio, em Taguatinga, fez com que centenas de pessoas se aglomerassem na plataforma de embarque.
 
Em um vídeo publicado nas redes sociais, que mostra a aproximação excessiva de diversas pessoas no local, um internauta comentou: “Espero que eu esteja errado, mas parece que estamos caminhando para um desastre sem precedentes na história brasileira, uma catástrofe”.
 
Os perigos são constantes. Desde o início das medidas mais contundentes para evitar aglomerações, como os decretos de governo que suspendem as aulas, fecham shoppings e interditam parques, o transporte público permanece lotado e propício a possíveis contaminações pelo vírus causador da Covid-19.
 
Questionada pela reportagem sobre o que teria causado a falha técnica no trem, e quais medidas serão tomadas para evitar aglomerações, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) enviou a seguinte nota. 

Nota oficial 

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que, desde a semana passada, houve uma redução gradual na circulação de passageiros. Na última quarta-feira (18/3), por exemplo, o movimento foi 49% menor em comparação à quarta-feira da semana passada (11/3). Apesar disso, não houve alteração no número de trens, nem na quantidade de viagens. Até o presente momento, não há mudança na operação.

Na manhã de hoje (19/3), um trem foi substituído devido a um defeito mecânico, o que ocasionou uma concentração maior de pessoas na Estação Praça do Relógio, situação pontual, que foi normalizada em pouco tempo. 

Seguindo os esforços do Governo do Distrito Federal e as determinações do governador Ibaneis Rocha para adotar medidas preventivas contra o coronavírus (Covid-19), inclusive em relação ao transporte público, o Metrô-DF intensificou a limpeza de todo o sistema e adotou outras ações para proteger seus empregados e a população.

Desde a última quarta-feira (11/3), houve reforço na higienização dos trens. Além de passarem por limpeza profunda diária com detergentes e desengraxantes homologados pelos órgãos competentes antes do início da operação, foi intensificada a limpeza entre viagens na Estação Central e nos terminais de Ceilândia e Samambaia, com álcool 70%, sobretudo nas estruturas metálicas, cadeiras e pega-mãos. Também foi reforçada a limpeza dos bloqueios e bilheterias.

O Metrô-DF passou a circular com as janelas basculantes abertas para melhor circulação do ar e, como forma de esclarecer a população, tem divulgado pelo sistema de som das estações e dos trens mensagens para informar aos usuários sobre os cuidados e a prevenção ao Covid-19.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags