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PAZ

Amanhã é dia de encher a rua de vida. Morte, temos tido demais.

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 06:00

Amanhã é dia de encher a rua de vida. Morte, temos tido demais.Estas matérias foram publicadas originalmente nas edições de 14 a 17 de setembro de 1996 e 17 de agosto de 1997 do Correio. A republicação faz parte do projeto Brasília Sexagenária, que até 21 de abril de 2020 trará, diariamente, reportagens e fotos marcantes da história da capital. Acompanhe a série no site especial e no nosso Instagram

 

Chega de mortos e mutilados produzidos em série, como se vivêssemos em uma guerra permanente contra nós mesmos. Como se tudo não passasse de uma fatalidade, como se em algum lugar estivesse escrito que viemos aqui para matar ou morrer. Não, não está escrito em lugar nenhum. Não foi para isso que viemos. 

 

Chega de ver da janela mais uma vida roubada pelo trânsito e ter apenas a criminosa reação do alívio: afinal, não aconteceu conosco, não aconteceu com ninguém que a gente ama, ainda não foi desta vez. Amanhã é dia de dizer que não vamos mais esperar pela nossa vez. 

 

Amanhã é dia de chorar os 78 mortos que nossa imprudência e nossa omissão fizeram num único mês de agosto. Mas, acima de tudo, de celebrar a vida. De redescobrir como pode ser bom viver em paz, uma sensação já quase perdida na memória ou nos nossos melhores sonhos. 

 

Amanhã é dia de sair, às 15h, de perto do Cine Brasília, na 106 Sul, e caminhar, talvez alguns dos quilômetros mais importantes de nossas vidas. Porque ao fim dessa caminhada, não seremos mais os mesmos. 

 

Nós, a comunidade de Brasília, estaremos assumindo pela primeira vez em nossa história uma posição de vanguarda diante da nacionalidade. A Caminhada pela Paz no Trânsito é um movimento cívico dos mais importantes - tão ou mais que as lutas pela redemocratização que tantas vozes alimentaram em todo o país nos anos 80.

 

A diferença é que Brasília, naquela ocasião, caminhava a reboque do processo. Hoje, o impulsiona. Lutamos pelo mais elementar dos direitos humanos: o de ir e vir, com segurança. O trânsito é a nossa guerra civil não declarada, que mata e mutila.

 

Amanhã é dia de dizer que a guerra pode acabar. E que estamos dispostos a acabar com ela. 

 

Hoje é dia de paz (15 de setembro de 1996)

Cenário de inúmeros acidentes, o Eixão levanta hoje a voz contra a violência no trânsito 

Será um protesto, mas os participantes vão experimentar um sabor especial de festa. A Caminhada pela Paz no Trânsito que se iniciará hoje às 15h, no Eixão Sul, na altura da 106, tem inúmeros motivos para se transformar em um manifesto inesquecível. 

 

Nessa festa o passe é livre. As diferenças vão ser barradas na porta. Sindicalistas e empresários, artistas e religiosos, velhos e crianças, homens e mulheres formarão uma grande massa. Da CUT à Federação do Comércio, do padre aos artistas do humor escrachado, de autoridades como o governador Cristóvam Buarque até o mais ilustre cidadão desconhecido, todos vão das as mãos. 

 

Participa quem quiser. Bem-vindo quem vier. Os organizadores estarão à espera de todos de braços abertos. Dez mil balões azuis e brancos voarão pelos céus dando início à caminhada. A banda Choro Livre interpretará o som de clássicos de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim. E, no início da concentração, a banda da Polícia Militar dará os primeiros acordes.

 

Capa do Correio Braziliense sobre paz no trânsito: Paz quem quer faz, assim na vida como no trânsito 

 

Alegria sim, esquecer o propósito jamais. Dezenas de faixas e cartazes e milhares de panfletos e adesivos serão distribuídos aos participantes. Neles estarão impressas palavras que lembram a todo instante que o momento é de luta. 

 

Performances ensaiadas por atores reforçarão à idéia. Como a dos três integrantes do grupo Udi Grudi, que escolheram trajes de morte. Caveiras enormes andarão em perna-de-pau. O Coro Sinfônico Comunitário vai à caminhada, mas em silêncio. Entre 350 e 400 integrantes estarão na concentração, vestidos de branco e com o uniforme do coral. 

 

Apesar do colorido e da descontração que devem marcar a caminhada no Eixão Sul, certos manifestantes dificilmente conseguirão apagar as marcas da saudade deixadas por aqueles que se foram, ou deixar de lamentar os prejuízos causados pelo trânsito de Brasília às pessoas que ele mutilou. 

 

É por isso que caminhada deve ser dada, a passos firmes, em direção a mudança total de comportamento de todos aqueles que decidiram aderir ao protesto. 

 

Não adiantará apenas belas palavras e poemas se quem se comprometeu com o movimento pela paz no trânsito não se conscientizar totalmente de que é hora de frear e apertar o acelerador dentro dos limites racionais, estabelecidos pela engenharia e pelo bom senso.

 

No encerramento da caminhada, que acontecerá nas imediações do Hospital de Base de Brasília (HBB), o toque final. Um ato ecumênico, com participação do bispo auxiliar de Brasília D. Raimundo Damasceno, e do pastor luterano Renato Kunhe, levarão palavras de conforto e apelos para pôr fim ao derramamento de sangue nas pistas. 

 

Campanha mobiliza toda a imprensa (15 de setembro de 1996)

Emissoras de rádio e televisão colocam nos noticiários informações sobre a passeata de hoje no Eixo Rodoviário

A Campanha pela Paz no Trânsito ganhou espaço nas telinhas de quase todas as emissoras de televisão e rádios de Brasília. 

Menos pela obrigação que a imprensa tem de divulgar e denunciar os horrores do trânsito e mais por uma questão de civilidade, repórteres, chefes de reportagens e editores de TVs e rádios resolveram mergulhar de vez na briga contra a violência que a cada ano mata diversas pessoas nas ruas da cidade. 

“É uma loucura o trânsito em Brasília. Não tem como ficar calado com tantos acidentes e mortes que acontecem a cada dia nessa cidade”, afirma Antonieta Goulart, diretora de jornalismo da TV Bandeirantes, canal 4. 

Pega no lago

Antonieta conta que, logo que se mudou para a capital da República, nem bem tinha se adaptado à cidade e foi vítima de uma triste experiência. 

Ela morava no Lago Sul, quando sua empregada foi atropelada por um carro que estava participando de pega (corrida de carros realizada principalmente nos fins de semana).

Os dois motoristas tinham apenas 11 e 14 anos, “A menina foi esquartejada. A perna dela foi parar em um jardim de uma casa distante do local do acidente”, recorda a jornalista.

O editor-chefe do programa jornalístico DF-TV da TV Globo, canal 10, Carlos Magno, também teria uma história semelhante caso o destino não tivesse agido a seu favor. 

Suas duas filhas, Aline, de 11 anos, e Carolina, de 13, escaparam por pouco do acidente envolvendo um microônibus escolar da empresa Moulza Transportes que matou, em julho, Danielsen da Silva, de 9 anos.

No dia da batida, Aline e Carolina não foram à escola. Elas usavam o mesmo veículo. Escaparam. 

Campanha 

“Nós tivemos preocupação com o trânsito e vamos continuar com a linha de sempre denunciar a violência nas ruas”, afirma Carlos Magno. A lei no programa DF-TV é ter reportagem sobre trânsito todos os dias. 

A receita do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), canal 12, é semelhante. Luiz Gonzaga Mineiro, diretor de jornalismo da emissora, conta que foram veiculados boletins de serviço, dando dicas de comportamento e chamando as pessoas para a passeata. 

“E a proposta é continuar com a campanha mesmo depois da passeata deste domingo”, antecipa Mineiro. 

A TV Brasília, canal 6, também aderiu, Ivan Monteiro, chefe de reportagem da emissora, afirma que chamadas para a passeata foram veiculadas fora da programação jornalística. 

Além disso, foram produzidos pelo menos duas reportagens por dia sobre o trânsito que tem muitos acidentes fatais em Brasília. “A violência nas ruas é assustadora. Decidimos entrar com tudo”, assegura ele.

“A CBN está fazendo campanha há muito tempo”, afirma Marcelo de Paiva, chefe de reportagem da rádio. A emissora veicula todos os dias, pela manhã, comentários e dicas do coronel Francisco Mainardi sobre o trânsito. 

Hoje, inclusive, a rádio fará chamadas para a caminhada que levará uma verdadeira multidão às pistas do Eixo Rodoviário Sul.

Afinal, a sociedade está mobilizada para tentar reduzir os acidentes, causados, em sua grande maioria, pela imprudência de motoristas que abusam do excesso de velocidade e, ainda, pelo desrespeito aos sinais de trânsito. 

Notícia até no Japão

A agência de notícias japonesa Jiji Press procurou o Correio para saber como o jornal levantou dados para as matérias da Campanha de Trânsito, que começaram a ser publicadas no dia 18 de agosto. “A meta é fazer um levantamento em nível mundial para comparar o Japão com outros países”, disse a jornalista Naomi Safad. 

Explicou que a agência chegou ao Correio porque acompanhava a visita do primeiro ministro japonês Ryutara Hashimoto ao Brasil. Ele chegou no dia 24, quando o jornal divulgava a sétima matéria da série: os pedestres representam 41% das vítimas de trânsito. A agência France Press também quis saber detalhes da caminhada. 

Símbolo agora vira mania

Para alguns, é um PARE mais explícito. Para outros, sugere uma mão impreganada de violência. O significado da mãozinha emoldurada por uma placa de trânsito depende do ponto de vista, mas o símbolo virou mania. Hoje, o símbolo da campanha está sendo distribuído aos leitores do Correio. 

Desenhado pelo editor de Arte do Correio Braziliense, Ricardo Melo, para uma reportagem especial sobre os perigos do trânsito, o logotipo “pegou” junto com a campanha feita pelo jornal. A partir de uma fonte (letra) no computador, o mineiro Melo, 38 anos, há dois no Correio, criou a marca. 

A mãozinha já está estampada em folhetos, adesivos, cartazes, faxes de entidades de classe e anúncios. “É muito bom quando a sociedade passa a utilizar o símbolo, que deixa de ser exclusividade do jornal”, comemora o editor de Arte. 

Não é a primeira vez que um símbolo criado por Ricardo Melo para reportagens do jornal faz sucesso. Um alvo acompanhado  do slogan Basta de Violência, que estampou uma série de matérias sobre criminalidade, também foi colocado em camisetas e cartazes. 

A caminho da paz nas ruas (16 de setembro de 1996) 

Esperança em um trânsito melhor foi o sentimento que marcou caminhada no Eixão Sul ontem à tarde 

Dez mil balões azuis e brancos invadiram o céu de Brasília. nas mesmas cores, 25 mil pessoas - segundo a Polícia Militar - caminharam três quilômetro, a passos lentos, para mudar o trânsito da cidade. Políticos sem direito a discurso, donas de casa, deficientes físicos, crianças, muitas crianças, artistas, idosos, religiosos, estudantes e militantes das mais diversas causas fizeram uma marcha cívica jamais vista em qualquer canto do país. 

 

Manifestantes pela paz no trânsito em 1996 

 

A concentração começou às 15h no Eixão, na altura da 106 Sul. Mas teve gente que chegou ao meio-dia. Às 15h40, o asfalto preto e calorento ficou branco. Os primeiros a chegar foram os estudantes de escolas públicas e particulares de todo o DF. Aluno do Sesi de Taguatinga, Jefferson Gomes, 15 anos, deixou a pelada para brincar de ser cidadão. “A gente mostra nessa cidade linda. O trânsito não é um ringue de boxe”, disse o futuro motorista. 

 

As faixas refletiam o bom humor e a esperança de quem saiu de casa para reclamar contra a violência no trânsito: “Não deixe sua vida passar em alta velocidade”, “Pare com respeito, olhe com prudência, siga com amor”. O número de pessoas que foram ao Eixão era quase duas vezes e meia a capacidade do ginásio Nilson Nelson.

 

Alerta

“A caminhada é um alerta, um acordar, um despertar. Ou vai hoje (ontem), ou não vai nunca”, conclamava a artista plástica Marlene Rezende, com a foto de uma menina morta no trânsito no peito e um sorriso nos lábios. “Estou achando muito legal. Os idosos são os últimos no trânsito” apoiava Lúcia Barbosa, 83 anos, acomodada num banquinho que trouxe de casa.

 

A pena quebrada, fruto de um acidente sofrido no dia 30 de agosto, não impediu que a estudante Yara Azambuja homenageasse o filho abortado em consequência da fatalidade. “Era um amor muito grande que eu tinha por uma pessoa que fazia parte de mim”, disse, chorando. 

 

Mas as bandas da Igreja Adventista, da Cultura Racional e da Polícia Militar espantavam a tristeza. “É importante participar. A lua é que está quente”, reclamava o sargento Mendonça, da PM, fazendo uma ironia com o forte calor da tarde de ontem. Um carro de incêndio do Corpo de Bombeiros resolveu o problema, com um jato de água disputado por gente de todo tamanho. 

 

No trajeto, planos para um futuro melhor. A presidente da Associação das Mulheres de Negócios, Mônica Nóbrega, anunciava: “Vamos fundar a Associação das Mulheres pela Defesa do Trânsito”.

 

Balões

Depois de 45 minutos de caminhada, a corrente humana parou para ver os balões subindo pelo ar, na altura do Hospital de Base. O gerente de Fiscalização do Detran, José Araújo, comemorava: não estava mais sozinho. “Vocês do Correio plantaram uma sementinha. Agora vamos semear”, dizia, inspirado. Comovido. 

 

No final, uma dúvida. Será que a mobilização para diminuir a violência nas pistas acaba aqui? Um cartaz não deixava esquecer que a luta está apenas começando. Dizia: de 1993 a 1996, foram 297.819 acidentes, com 23.901 mortos e 177.148 feridos. 

 

Lembrando três anos e nove meses da filha, Jordana, a jornalista Maria José de Castro lamentou: “Quem mais deveria estar aqui não está: os jovens, que são os motoristas mais imprudentes”. 

 

No final, chorinho, teatro e mensagens religiosas de exortação à paz no trânsito, sobre o carro de som do sindicato dos professores. “Fiquei emocionado. Vamos dar total apoio a essa campanha e vamos repassá-la para todo o país”, avisou o coordenador do Programa da Redução de Acidentes do Ministério da Justiça (PARE), José Roberto Dias, que rebatizou a caminhada. “Esse foi o Dia Nacional de Vacinação contra a Violência no Trânsito”. 

 

Trânsito mata 40% menos em um ano (17 de agosto de 1997)

Campanha lançada pelo Correio fez cair a violência nas ruas do DF

Lançada pelo Correio Braziliense no dia 18 de agosto de 1996, a campanha pela paz no trânsito cumpriu e está cumprindo o seu objetivo. Os acidentes diminuíram o número de mortes nas ruas de Brasília caiu em 40%. Segundo os especialistas, 20 vidas foram salvas a cada mês. 

 

Barreiras eletrônicas, pardais, radares móveis e velocidade limitada: muitos reclamam, mas essas providências já adotadas em vários países do mundo e hoje copiadas em muitas cidades brasileiras, mostraram-se eficientes.  

 

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  • Capa do Correio Braziliense sobre paz no trânsito: Paz quem quer faz, assim na vida como no trânsito
    Capa do Correio Braziliense sobre paz no trânsito: Paz quem quer faz, assim na vida como no trânsito Foto: Arquivo/CB/D.A Press
  • Manifestantes pela paz no trânsito em 1996
    Manifestantes pela paz no trânsito em 1996 Foto: Raimundo Paccó/CB/D.A Press

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