Cidades

Empresas aéreas reforçam a limpeza de aviões na capital federal

Companhias aéreas adotam medidas mais rígidas de higienização das aeronaves, cancelam voos e liberam funcionários de funções administrativas para home office como formas de combate à disseminação da doença pelo DF

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 06:00
Aeronaves e balcões de atendimento são limpos com desinfetantes de alto grau de higienização, recomendados pelas autoridades internacionaisCom o objetivo de reduzir a transmissão do novo coronavírus entre os países e proteger a tripulação a bordo, as empresas aéreas têm adotado medidas de prevenção contra a doença, como a diminuição do número de voos e o reforço da higienização das aeronaves.

Quatro meses após o surgimento do primeiro caso conhecido de coronavírus, em Wuhan, na China, a Covid-19 se espalhou pelo mundo, atravessou oceanos e foi considerada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o último fim de semana, o Distrito Federal contabilizava 14 casos positivos de pessoas infectadas com o vírus, todas recém-chegadas de viagens internacionais. 

No Aeroporto Internacional de Brasília, circulam cerca de 46 mil pessoas diariamente. Entre as empresas que oferecem o transporte para fora do país, a American Airlines suspendeu o trajeto entre Brasília e Miami desde o sábado. Na terça-feira, a TAP Air Portugal também informou o cancelamento em 18, 21, 24, 25 e 28 de março, e a Gol suspende gradativamente as viagens para fora do país até o dia 23. A medida deve valer até 30 de junho.

Nos voos que ainda operam, as companhias adotam diversas medidas de prevenção, que vão desde a higienização das aeronaves à orientação dos funcionários e liberação, quando possível, para teletrabalho. “Nós seguimos a recomendação do Ministério da Saúde, de que as pessoas doentes e com suspeitas e sintomas devam usar a máscara. Mas nossos comissários de bordo e tripulantes, que fazem esse contato mais direto, têm acesso ao material quando necessário. Áreas administrativas, que não precisam muito estar presencialmente, estão trabalhando em home office”, explica o diretor de Segurança da Gol Linhas Aéreas, Danilo Andrade.

Impurezas

A higienização das aeronaves da empresa também foi reforçada. Assentos, cintos de segurança, apoios de braço, mesinhas, janelas, saídas de ventilação, compartimentos de bagagens, carrinhos de serviço, banheiros e portas, a cada parada, são desinfetados com produtos de uso profissional. Além disso, elas passam por higienização criteriosa durante os pernoites e a tripulação tem itens de proteção individual a bordo para casos de suspeita de passageiros contaminados.

Outra medida adotada pela companhia e por Azul e Latam — e que já era usada pelas empresas internacionais TAP e Copa Airlines — é a implementação de sistema de recirculação, que renova o ar nos aviões a cada três minutos, por meio de filtros que capturam impurezas. A Copa, apesar de ter mantido as atividades, publicou comunicado oficial com os procedimentos adotados para combate à Covid-19, como a higienização de todas as superfícies das aeronaves e balcões de atendimento. “Utilizamos desinfetantes de alto grau de higienização recomendados pelas autoridades internacionais”, informou.

A Latam garante que também tem obedecido as orientações da OMS e das diferentes autoridades locais dos destinos em que opera. “Reforçamos com a nossa tripulação os procedimentos sobre como agir e quem notificar diante de um caso suspeito durante os voos; disponibilizamos equipamentos de proteção individual para o nosso pessoal de solo que recebe voos internacionais; implementamos procedimentos especiais de limpeza nos aviões em que um caso suspeito foi detectado”, elenca a empresa.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou, em nota, que a limpeza é feita a cada voo e durante a noite. O mesmo é seguido pela Passaredo, que reduziu o número de voos pelo país devido à crise. “Reforçamos algumas ações preventivas, disponibilizando álcool em gel no check-in dos aeroportos e salas de embarque antes do ingresso nas aeronaves, e também nas aeronaves. Essas ações preventivas, juntamente ao uso dos sistemas de troca e filtração de ar das aeronaves, ajudarão a evitar a possibilidade de contaminação”, destacou.

Remarcação

Quem precisar remarcar passagens deve entrar em contato com cada companhia aérea. TAP, GOL, Latam e American Airlines anunciaram o cancelamento de voos internacionais. Confira quais no site www.correiobraziliense.com.br. Os números para remarcação são:
  • Latam: 4002-5700 (capitais) ou 0800-570-5700
  • Copa Airlines: (61) 3364-9916
  • American Airlines: 0300-789-7778
  • TAP Portugal: (61) 33649158

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags