Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 04:06
A psicóloga Danuska Tokarski preparou cinco dicas de como cuidar da saúde mental em meio à pandemia:- Seleção das informações recebidas. Se ficarmos o tempo todo conectados e só falando dos problemas do coronavírus, mais tensos ficaremos. No fundo, precisamos nos concentrar no que podemos fazer, em quem podemos de fato ajudar.
- É fundamental buscarmos manter uma rotina com atividades diárias. Nossa vida continua e precisamos nos organizar com uma rotina diferente. Aproveite o final de semana para preparar o máximo possível suas atividades para a próxima semana. Não podemos ficar parados, não faz bem.
- Faça exercícios físicos todos os dias. Ficaremos mais em casa e, para mantermos o corpo e a mente saudável, é fundamental estarmos em movimento. Muitos sites e aplicativos já se mobilizaram e estão com aulas on-line adequadas para serem feitas em casa.
- Cuide do seu sono. O sono é o principal mecanismo de fortalecimento do nosso sistema imunológico. É importante evitar ao máximo os cochilos fora de hora. Eles atrapalham pegar no sono à noite e podem iniciar ou potencializar uma insônia. E a insônia gera angústia e aumenta a ansiedade.
- Acredite, tudo isso irá passar. É importante viver o dia de hoje, cuidar e curtir o tempo que tanto pedimos para ter, e que agora temos, com os nossos familiares. Contar histórias, jogar jogo de tabuleiro, arrumar as fotos, fazer aquele curso on-line, ler um bom livro, é claro, buscar a Deus em oração e pensamentos positivos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.