Cidades

Coronavírus: Saúde cancela férias, abonos e licenças de profissionais

Nesta sexta-feira (20/3), o secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, encaminhou ofício aos gestores das unidades

Os profissionais da rede pública de saúde do Distrito Federal tiveram férias, abonos e licenças cancelados. Nesta sexta-feira (20/3), o secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, encaminhou ofício aos gestores das unidades comunicando a medida.  

De acordo com o texto, a decisão considera o Decreto n° 40.478, de 28 de fevereiro, que declarou a situação de emergência no âmbito da saúde da capital, devido ao novo coronavírus. Ainda de acordo com o comunicado, o cancelamento não prevê prejuízo à remarcação e ressalta que é necessária “força máxima no combate à Covid-19 e outras endemias”.  

Nesta sexta, o número de casos confirmados de coronavírus no DF subiu para 87. Nessa quinta-feira (19/3), a capital contabilizava 84 registros de infectados, sendo 38 em mulheres e 46 em homens. Hoje, a Secretaria de Saúde aguarda contraprova de mais 15 pessoas com suspeita de contaminação. Caso sejam comprovadas, a quantidade total de notificações chegará a 102.  

Nomeações 

Na quarta-feira (18/3), a Secretaria de Saúde nomeou 180 profissionais aprovados em concurso público. No quadro, estão médicos que trabalharão no reforço ao atendimento para os casos de coronavírus. No total, são 15 médicos intensivistas, 10 pneumologistas, 10 infectologistas, 40 emergencistas, 40 cirurgiões geral e 20 especialistas em ortopedia e traumatologia. Além disso, a pasta também convocou 45 enfermeiros.