Cidades

Vacinação contra gripe ocorrerá por ordem alfabética e terá drive-thru

Imunização contra a Influenza visa preservar público do grupo de risco para o coronavírus. A Secretaria de Saúde estima vacinar 203 mil idosos no DF

Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 13:32
Imunização contra a Influenza visa preservar público do grupo de risco para o coronavírus Em prevenção ao riscos do novo coronavírus, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, no Distrito Federal, será realizada por etapas e por grupos prioritários. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do DF, Francisco Araújo, em entrevista coletiva transmitida ao vivo, na manhã deste sábado (21/3). As imunizações começam na segunda-feira (23/3) e vão até 22 de maio,  das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio. 
 
No primeiro momento, idosos serão priorizados, porque fazem parte do grupo de risco no contágio pelo coronavírus. De 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para este público, distribuído por ordem alfabética, de acordo com primeiro nome do registro civil da pessoa. Além disso, como alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento, a Secretaria de Saúde anunciou a modalidade de vacinação por drive-thru, sem que o paciente precise sair do carro. O objetivo é reduzir os riscos de contaminação pelo vírus causador da Covid-19.

Entretanto, segundo o secretário de saúde, no caso de idosos que compareçam fora do cronograma previsto, estes também deverão ser vacinados. “Se Antônio está sendo vacinado, mas dona Zélia chega, ela será vacinada também”, pontuou Francisco Araújo. “Se alguém se enganar, não vai ser negada a vacina. Mas a gente pede que a população siga as orientações para evitar aglomerações”, completou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes. Profissionais de saúde também serão priorizados na primeira fase da campanha. “Nessa fase inicial cuidaremos dos idosos. Depois, dos trabalhadores de saúde porque estão na linha de frente”, afirmou Ricardo Tavares.

Na segunda etapa da campanha, o público-alvo será de professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, as prioridades serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A última etapa atenderá adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Drive-thru

Como alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento, a Secretaria de Saúde anunciou a modalidade de vacinação por drive-thru, sem que o paciente precise sair do carro. “Os profissionais vão vacinar os idosos dentro do veículo, quando ele tiver a possibilidade de alguém o levar de carro”, afirmou o gestor da pasta.

Campanha

A campanha de vacinação foi antecipada em 30 dias da data prevista e atende ao Plano de Ação para Medidas não farmacológicas instituído pelo Ministério da Saúde, no dia 13 de março, em combate a pandemia global do novo coronavírus. As medidas também valem para a vacinação contra o sarampo.

A Secretaria de Saúde estima vacinar 912 mil pessoas no Distrito Federal. Deste total, segundo a pasta, 203 mil são idosos. Ainda de acordo com a secretaria, 100 mil doses foram liberadas pelo Ministério da Saúde. As porções serão distribuídas entre as sete regiões de saúde do DF. 

Ao todo, serão 128 salas de vacinação distribuídas por todas as Regiões Administrativas. Além disso, tendas serão montadas próximas aos postos de saúde para que a vacinação ocorra em ambientes arejados. Escolas também serão utilizadas na campanha, além de salas específicas destinadas à imunização de idosos, crianças e pessoas com doenças preexistentes tidas como agravantes em um quadro de Covid-19.

Confira o cronograma de vacinação:

1ª fase:  

23/3 a 22/5: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde  
23/3: Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
24/3: Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
25/3: Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
26/3: Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
27/3: Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

2ª fase:
 
16/4 a 22/5: Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

2ª fase:

9/5 a 22/5: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags