Cidades

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira; veja como vai funcionar

As imunizações começam amanhã e vão até 22 de maio, das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio.

Correio Braziliense
postado em 22/03/2020 08:00
As imunizações começam amanhã e vão até 22 de maio, das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio.Em prevenção aos riscos do novo coronavírus, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, no Distrito Federal, será realizada por etapas e por grupos prioritários. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do DF, Francisco Araújo, em entrevista coletiva ao vivo por videoconferência, na manhã de ontem. As imunizações começam amanhã e vão até 22 de maio, das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio.

No primeiro momento, idosos serão priorizados, porque integram o grupo de risco de contágio pelo coronavírus. De 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para esste público, distribuído por ordem alfabética, de acordo com primeiro nome do registro civil da pessoa. Além disso, como alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento, a Secretaria de Saúde anunciou a modalidade de vacinação por drive-thru, sem que o paciente precise sair do carro. O objetivo é reduzir os riscos de contaminação pelo vírus causador da Covid-19.

Mesmo a vacina de influenza não sendo eficaz contra o coronavírus, a priorização dos idosos nesse primeiro momento é uma maneira de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem os casos de gripe na triagem e, dessa forma, acelerar o diagnóstico para a Covid- 19. Além disso, o Ministério da Saúde considera os estudos e dados que apontam que as ocorrências mais graves de infecção por coronavírus têm sido registradas em pessoas acima de 60 anos.

Segundo o secretário de Saúde, idosos que comparecerem fora do cronograma previsto também serão vacinados. “Se Antônio está sendo vacinado, mas dona Zélia chega, ela será vacinada também”, pontuou Francisco Araújo. “Se alguém se enganar, não vai ser negada a vacina. Mas a gente pede que a população siga as orientações para evitar aglomerações”, completou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes. Profissionais de saúde também serão priorizados na primeira fase da campanha. “Nessa etapa inicial, cuidaremos dos idosos. Depois, dos trabalhadores de saúde, porque estão na linha de frente”, afirmou Ricardo Tavares.

Na segunda etapa da campanha, o público-alvo será formado por professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira fase, as prioridades serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Por fim, serão atendidos adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A professora universitária e servidora aposentada, Nara Dornelles, 64 anos, integra dois grupos de riscos. Além de idosa, ela sofre com pneumonias recorrentes. Neste ano, não deve tomar a vacina, pois foi imunizada após o fim do tratamento para pneumonia. Ainda assim, ressalta a importância. “Todos os anos levo a minha mãe para tomar a vacina”, afirma.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito


Confira o cronograma de vacinação

 1ª fase

» 23/3 a 22/5: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde
» 23/3: Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E.
» 24/3: Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J.
» 25/3: Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O.
» 26/3: Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T.
» 27/3: Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z.

 2ª fase

» 16/4 a 22/5: Professores de escolas públicas e privadas, profissionais 
das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas 
não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 3ª fase

» 9/5 a 22/5: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens 
de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags