Cidades

Covid-19: Caesb não fará corte de fornecimento de água por inadimplência

A partir desta segunda-feira, a companhia institui regime de teletrabalho. Os clientes poderão recorrer aos meios virtuais

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/03/2020 12:18
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Obras de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federa (Caesb)
A partir desta segunda-feira (23/3), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começa a operar em esquema de teletrabalho, conforme instituído em decreto pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Em comunicado, a diretoria da empresa garantiu que os clientes poderão recorrer aos meios virtuais e informou que não fará o corte de fornecimento de água por inadimplência.

Com a nova rotina de trabalho, vários serviços serão prestados pelos empregados e colaboradores de forma virtual, presencial com equipes reduzidas ou ainda mantidos aqueles em escala de plantão. Atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, não serão afetadas. Nas áreas em que for possível, será instituído o teletrabalho.

Os escritórios regionais da companhia permanecerão fechados para atendimento presencial. Os serviços continuarão a ser prestados, aos clientes, pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1; ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

A diretoria da Caesb determinou ainda que obras ou serviços de manutenção programados que causem interrupção no abastecimento de água, por mais de 6 horas, ficarão suspensos.


Canais virtuais:

- IOS

Leia a íntegra do comunicado da diretoria da Caesb:

(Brasília, sábado, 21 de março de 2020 ; 18h) ; A Diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, atendendo aos atos normativos do Poder Executivo, em especial ao mais recente, Decreto n; 40.546, publicado no Diário Oficial do DF em 20 de março de 2020, estabelece o regime de teletrabalho aos empregados da Companhia, a partir de 23 de março de 2020.

O regime de teletrabalho será em caráter excepcional e provisório, dada a atual situação de emergência em saúde pública e pandemia declaradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em decorrência do coronavírus (COVID-19). As determinações deste comunicado podem ser modificadas, canceladas ou prorrogadas a depender das medidas anunciadas pelo Governo do Distrito Federal. Ficam mantidas também as determinações do Comunicado da Diretoria da Caesb enviado aos empregados no dia 17 de março de 2020, às 15h37.

A Caesb presta um serviço essencial à população do DF, como o abastecimento e o tratamento da água e do esgoto, que não pode ser interrompido. Sendo assim, a Empresa expede as determinações abaixo, conforme o previsto nos parágrafos 3; e 4; do decreto citado.

A Caesb reitera irrestrita solidariedade à população do Distrito Federal. Vários profissionais estão se sacrificando, sem sair dos respectivos postos de trabalho, para atender cada cidadão da capital do país. A Diretoria da Caesb manifesta gratidão a cada um dos seus empregados e colaboradores e pede à população do DF que compreenda e apoie o trabalho valoroso e indispensável desses profissionais.

A Empresa aplaude e reconhece a importância de cada profissional que trabalha para auxiliar no combate à pandemia do coronavírus neste momento de preservação da saúde de todos.

DETERMINAÇÕES

Regime de teletrabalho
Cada diretoria deve coordenar o regime de teletrabalho e de revezamento de suas equipes, supervisionando a execução e o cumprimento de metas, utilizando inclusive de relatórios próprios.

Revezamento de equipe
É obrigatório a cada chefia de área estabelecer, em caso de necessidade de trabalho presencial, o revezamento da equipe, obedecendo à determinação de evitar aglomeração dos empregados nos locais de trabalho.

Sobreaviso
Para os fins de manutenção do funcionamento da Empresa, na garantia da prestação dos serviços essenciais à população do DF, os empregados e estagiários deverão ficar de sobreaviso caso haja necessidade de convocação para o trabalho presencial.

Escritórios regionais
Os escritórios regionais continuarão fechados para o atendimento presencial ao público. Os empregados devem ser orientados pela chefia imediata para o cumprimento de teletrabalho e/ou outras atividades presenciais conforme necessidade da área.

Atendimento virtual
Os meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, permanecem funcionando. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1; ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Fornecimento de água
A Caesb não vai fazer o corte de fornecimento de água por inadimplência. Obras ou serviços de manutenção programados que causem interrupção no abastecimento de água, por mais de 6 horas, ficarão suspensos.

Prevenção
A Empresa já providenciou a compra de álcool em gel que será disponibilizado nas unidades da Empresa.

Viagens
Ficam suspensas as viagens nacionais e internacionais a serviço.

Centro de Controle Operacional
Funciona normalmente com escala de revezamento.

Estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs)
As operações funcionam normalmente em escala de revezamento. Os empregados que não estiverem escalados para o trabalho presencial permanecerão em teletrabalho para controlar os processos, administrar os insumos, o pessoal e monitorar as atividades de operação e de manutenção.

Manutenção industrial
A equipe gerencial permanece na unidade da Caesb no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) controlando as ordens de serviço e as equipes.

Manutenção em campo
As equipes de manutenção estarão de sobreaviso e deverão ser distribuídas em grupos. Elas serão acionadas pelas chefias de acordo com a necessidade do serviço.

Laboratórios
Funciona em escala de revezamento.

Comunicação Social
A equipe da Assessoria de Comunicação (PRC) segue de plantão diariamente, em regime de teletrabalho e/ou presencial, para atender demandas dos empregados, da direção da Caesb, produzir comunicados, peças de divulgação e esclarecimento aos públicos interno e externo, além de atender a imprensa local e nacional.

Obras
As equipes de fiscalização de obras trabalharão em escala de revezamento.

Empresas prestadoras de serviços
Os executores dos contratos deverão notificar as empresas prestadoras de serviços de mão de obra para que informem eventuais casos suspeitos ou confirmados de contaminação de seu pessoal, bem como comprovem a adoção de medidas preventivas necessárias.

Em caso de dúvidas relacionadas ao coronavírus e/ou orientações sobre a necessidade de comparecimento a serviços médicos de urgência, o empregado deverá entrar em contato pelos números:
Central de Atendimento Amil Saúde ; 0800-0732121 ou
Governo do Distrito Federal ; 190, 193 ou 199.

A Diretoria.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação