Cidades

Vacinação contra gripe começa com idosos de nome com A, B, C, D e E

Campanha inova com drive-thru, como medida para preservar grupo de risco do coronavírus. Secretaria de Saúde estima proteger 912 mil pessoas

Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 06:00
Campanha inova com drive-thru, como medida para preservar grupo de risco do coronavírus. Secretaria de Saúde estima proteger 912 mil pessoasComo o objetivo de imunizar 912 mil pessoas, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começa hoje, no Distrito Federal. Em meio à pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde estabeleceu critérios para evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio pelo vírus causador da Covid-19. A imunização, que vai até 22 de maio, ocorrerá por etapas e por grupos prioritários. As unidades de vacinação funcionarão das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio.

Da meta total de pessoas a serem vacinadas, 203 mil são idosos. Este público terá atenção especial, na primeira fase da campanha, por integrarem o grupo de risco para contaminação pelo coronavírus. De 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para esta faixa da população, distribuída por ordem alfabética, de acordo com primeiro nome do registro civil. Entretanto, segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes, idosos que comparecerem fora do cronograma previsto também deverão ser vacinados. “Não será negada a vacina. Mas a gente pede que a população siga as orientações para evitar aglomerações”, pontuou.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde é a modalidade drive-thru, que permitirá aos pacientes serem vacinados sem sair do carro. De acordo com a pasta, essa opção será disponibilizada em locais com estacionamentos maiores. Dessa forma, o idoso receberá a vacina dentro do automóvel. O órgão não informou, no entanto, como será a dinâmica para que estas pessoas solicitem o atendimento.

Profissionais de saúde também serão priorizados na primeira fase da campanha, em virtude da alta exposição a ambientes em que pode haver o vírus. O objetivo é que as pessoas estejam imunizadas contra outros tipos de virais, evitando sobrecarga do sistema. Além disso, a imunização contra outras doenças facilita possíveis diagnósticos da Covid-19, pois as demais enfermidades estariam descartadas.

Outras fases

Na segunda etapa da campanha, o público-alvo será de professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira fase, as prioridades serão crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A última etapa atenderá adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

De acordo com a secretaria, 100 mil doses foram liberadas pelo Ministério da Saúde. As porções serão distribuídas entre as sete regiões de saúde do DF. Ao todo, serão 128 salas de vacinação por todas as Regiões Administrativas. Os endereços e a lista das unidades estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde. Pontos específicos serão destinadas à imunização de idosos, crianças e pessoas com doenças preexistentes tidas como agravantes em um quadro de Covid-19. Além disso, tendas também devem ser montadas próximas aos postos de saúde para que as vacinas ocorram em ambientes arejados.

A cientista social, Yasmin Amany, 24, é asmática e ressalta a importância da vacina neste momento. “Os postos estão preparados para receber a população. O problema é que as pessoas não vão tomar a vacina. Todos os anos não são atingidas a quantidade total da população de risco que é estipulada pelo governo”, afirma. “O negócio é tomar a vacina, porque ela é muito eficaz, eu tomo há muitos anos e realmente é a melhor coisa a se fazer. Mas as pessoas precisam se conscientizar de que elas precisam ir se vacinar”, aconselha.

A assistente administrativa Iâmila Carvalho,28, é mãe de um bebê de dois anos e meio e demonstra receio de levar o filho para receber a vacina. No entanto, ela entende a importância da medida. “Eu levarei, porque a vacina é algo essencial, mas tomarei bastante cuidado, ao máximo, devido a essa situação do coronavírus”.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito

"Não será negada a vacina. Mas a gente pede que a população siga as orientações para evitar aglomerações”
Ricardo Tavares Mendes, secretário-adjunto de Assistência à Saúde

Confira o cronograma de vacinação

1ª fase
  • 23/3 a 22/5: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde
  • 23/3: Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E.
  • 24/3: Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J.
  • 25/3: Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O.
  • 26/3: Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T.
  • 27/3: Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z.

2ª fase
  • 16/4 a 22/5: Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

3ª fase
  • 9/5 a 22/5: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Veja o endereço dos postos de imunização no site da Secretaria de Saúde: www.saude.df.gov.br


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags