Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 04:28
Samambaia
Fios prestes a cair
A estudante Talita Fagundes, 23 anos, moradora de Samambaia Norte, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que fios de eletricidade perto da casa onde vive estavam prestes a cair. "É muito perigoso essa situação, alguém pode passar e tomar um choque e acabar morrendo. Um caminhão mesmo não passa nessa rua, os fios estão muito baixos", contou. A jovem diz que o problema acontece na quadra 414 da cidade, nas proximidades de um colégio. "É uma rua bem movimentada, passam vários alunos nessa área. Mesmo sem aula, a região continua com bastante pedestres", apontou.
- A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que, por determinação do órgão regulador do setor elétrico brasileiro, as distribuidoras de energia de todo o país devem compartilhar seus postes para que empresas de telefonia e internet passem seu cabeamento. Essa prática é chamada de Compartilhamento de Infraestrutura. Ressaltaram que população não tem como diferenciar quais são os cabos de energia. O órgão recomenda que, ao identificar casos de fios baixos ou caídos, em hipótese alguma tocar ou se aproximar dos cabos. Deve-se acionar imediatamente a central de atendimento da CEB (telefone 116) para relatar o problema. Sobre o caso específico mostrado na demanda, identificaram que os cabos pertencem a empresas de telefonia que compartilham da infraestrutura da companhia. A área técnica de manutenção da CEB enviou uma notificação para que procedam os reparos.
Asa Norte
Débito automático
Devido a pandemia da Covid-19, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa para diminuir a proliferação do vírus. O aposentado Luiz Alencar da Silva, 69 anos, morador da Asa Norte, está seguindo as orientações, mas poderia ter quebrado a quarentena pois a Caixa Econômica Federal está proibindo o débito automático. "Essa medida é contraditória, estão forçando a gente ir nas agências resolver essas questões de débitos, porque não está automático. Tentei fazer pela internet, mas por questões burocráticas não consegui, não foi permitido", disse. Luiz afirmou que ainda que conseguiu resolver o problema após insistir na solução.
- A Caixa informou que está tomando todas as medidas para prevenir o avanço do coronavírus. Os clientes e a população em geral têm à disposição os canais digitais da CAaixa, como Internet Banking, Mobile Banking, app FGTS, app Habitação, app Caixa Trabalhador, app Bolsa Família, além das centrais de autoatendimento e rede lotérica. O banco ainda informou que vai disponibilizar um número para que os clientes possam entrar em contato via WhatsApp com os gerentes do banco.
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