Cidades

Vacinação: primeiro dia tem idosos voltando para casa sem imunização

Por volta das 10h, havia acabado as doses de vacina contra influenza em alguns postos do DF. Secretaria de Saúde informa que haverá reposição a partir do meio-dia

Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 16:35
Primeiro dia de campanha tem registros de idosos voltando para casa sem vacinaçãoO primeiro dia de vacinação contra a gripe levou milhares de idosos aos postos de saúde do Distrito Federal, nesta segunda-feira (23/3). No entanto, muitos voltaram para casa sem a imunização. Por volta das 10h, algumas unidades já não tinham mais doses e a orientação dada pelos servidores da saúde era de que os pacientes voltassem no período da tarde para tentar receber a vacina. 

Um leitor do Correio, de 65 anos, que não quis se identificar, conta que chegou ao posto da SHIS QI 21, do Lago Sul, às 8h, enfrentou fila e, perto da sua vez, a vacina havia acabado. ''Pelo que nos avisaram, a necessidade do posto é de 5 mil doses, mas só chegaram mil hoje. Pediram para voltar à tarde'', disse.

No Guará, a realidade é a mesma. A professora Aládia Maria Passos, 64, chegou à Unidade Básica de Saúde nº 3, na QE 38, às 10h, e encontrou os portões fechados. ''A única informação que nos passaram é que não tem previsão de chegada. Não tem nenhuma placa, nada. Só uma mesinha do lado de fora e a vigilante, que está passando as informações'', conta.

O pai da professora, 92, conseguiu se vacinar. Ele esteve mais cedo na unidade de saúde. ''Minha irmã foi com ele e me ligou de lá dizendo que só tinham mais 10 doses. Quando cheguei já havia acabado. Não fui cedo, para respeitar a ordem de evitar aglomerações. Desse jeito fica difícil, porque a orientação é a gente não sair de casa'', ressalta. ''Vou voltar à tarde para tentar'', afirma Aládia. 
 

Reposição 


Em nota, a Secretaria de Saúde informou que recebeu do Ministério da Saúde 60,8 mil doses da vacina contra Influenza no primeiro lote. Devido à alta demanda apresentada nesta segunda-feira (23/3), primeiro dia da campanha, podem ocorrer faltas pontuais em alguns locais.

O texto diz ainda que o GDF recebeu, hoje, um novo lote com 72 mil doses e as unidades de saúde serão reabastecidas a partir das 12h. De acordo com a pasta, a previsão dada pelo Ministério da Saúde é de que os lotes sejam encaminhados semanalmente. 

No DF, a estratégia adotada prioriza os idosos esta semana por ordem alfabética e tem o objetivo de evitar aglomerações e promover maior controle das doses a serem aplicadas. ''Apelamos aos idosos que obedeçam a orientação determinada, exceto os casos de marido e mulher que, mesmo tendo os nomes começados com letras diferentes, podem ser atendidos no mesmo dia'', diz a Secretaria de Saúde.

Sobre os drive-thru, a pasta destaca que ainda este ano haverá vacinação feita dentro dos veículos, nos postos que estão habilitados para esta modalidade. 
 

Drive-thru

A opção de Drive-Thru para a vacinação contra a gripe está disponível em cinco Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Confira: 
 
  • Unidade Básica de Saúde 1 do Gama
  • Unidade Básica de Saúde 5 de Ceilândia
  • Unidade Básica de Saúde 1 do Núcleo Bandeirante 
  • Unidade Básica de Saúde do Lago Norte
  • Unidade Básica de Saúde 1 de Taguatinga

Cronograma de vacinação

  • 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos
  • 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde
  • 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
  • 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
Nesta primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:
  • 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
  • 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
  • 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
  • 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
  • 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Postos de vacinação

Ao todo, são 128 pontos de vacinação pelo DF. A lista completa com endereço dos locais pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags