Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 20:16
Os mais de 300 postos de combustíveis do Distrito Federal operarão em esquema especial de atendimento em razão da pandemia de coronavírus. Os estabelecimentos funcionarão das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado, e fecharão aos domingos e feriados. A medida começa a valer a partir desta terça-feira (24/3).
Em entrevista ao Correio, o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro), Carlos Alves, explicou que as vendas nos estabelecimentos caiu em torno de 80%, o que gerou prejuízo aos empresários. “Algumas empresas estavam preparando funcionários para serem mandados embora. Essa foi uma decisão necessária para evitar a demissão em massa”, argumentou.
A decisão, válida pelos próximos 120 dias, dá o direito do empregador reduzir em até 25% o salário dos funcionários, além de adotar férias coletivas e a redução da jornada de trabalho. “Isso será decidido em conjunto com o dono e o prestador de serviço. Temos a preocupação com a saúde do trabalhador, tendo em vista que o frentista tem contato com os clientes, com dinheiro, chave de carro e corre risco de ser infectado”, detalhou Carlos Alves.
Segundo ele, o proprietário do posto que não seguir as determinações está sujeito ao pagamento de R$ 2 mil em multa.
Serviços essenciais
O Governo do Distrito Federal preparou uma cartilha detalhada sobre o que pode e o que não pode funcionar nesse período de quarentena por conta do novo coronavírus.
Lojas, bancos, shoppings, parques, academias, salões de beleza e feiras como a da Torre de TV estão entre os estabelecimentos que devem fechar. Postos de combustíveis, hospitais, farmácias, pet shops de produtos de saúde dos animais e serviços de delivery são exemplos das atividades que estão funcionando.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.