Cidades

Número de passageiros de ônibus cai 60% no DF devido à pandemia

Em razão da baixa demanda registrada nos últimos dias, a Secretaria de Transporte e Mobilidade autorizou as operadoras a utilizarem a tabela horária do período de férias

Sem pessoas nas ruas, sem comércios abertos e com boa parte da população em teletrabalho, o número de passageiros que usam ônibus diariamente teve redução de cerca de 60% de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

 

Também em razão da baixa demanda registrada nos últimos dias, devido à pandemia do coronavírus, a Semob autorizou as operadoras a utilizarem a tabela horária do período de férias. Tal operação deverá ocorrer entre 24 e 27 de março de 2020. Para 28 e 29 de março, sábado e domingo, deverá ser adotada a programação de viagens usualmente aplicada aos domingos, informou a pasta. 

 
Limpeza da frota


Em relação à higienização dos ônibus, a Secretaria informou, por meio de nota, que “determinou a todas as operadoras para usarem desinfetante de Hipoclorito de Sódio – Cloro Ativo na limpeza dos veículos antes de todas as viagens. A higienização está de acordo com o Plano de Contingência Distrital, que tem como objetivo combater a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19)”.

Caso o passageiro identifique que o descumprimento a determinação, a secretaria orienta que registre a denúncia na Ouvidoria pelo telefone 162 ou pelo site www.ouvidoria.df.gov.br.