Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 15:36
Nos moldes do que ocorreu no Senado Federal na sexta-feira (25/3), a Câmara Legislativa (CLDF) também adotou sistema para realizar sessões remotas. Nesta terça-feira (24/3), pela primeira vez, os distritais se reúnem para votar matérias da Casa pela internet. Entre os itens da pauta extraordinária, estão mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020, além de alterações na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para insumos agropecuários.
O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), e o vice, Rodrigo Delmasso (Republicanos), ficam no Plenário, por onde conversam via vídeo e áudio com os demais parlamentares. As imagens da videoconferência são transmitidas por um telão e ao vivo na TV CLDF, pelo YouTube.
Durante a votação nominal, cada parlamentar deverá clicar em "sim", "não" ou "abstenção". Ao apertar o botão para votar, a câmera frontal do dispositivo captura a imagem do deputado, e o voto deverá ser validado, ainda, por código de verificação enviado por SMS a um celular cadastrado.
A Sessão Extraordinária Remota (SER) ficou instituída por meio de um ato da Casa e está prevista em casos excepcionais, como situação de calamidade pública, pandemia, convulsão social, colapso do sistema de transporte ou outras situações que inviabilizem a reunião presencial na sede da CLDF.
É possível acompanhar a sessão pelo player abaixo:
É possível acompanhar a sessão pelo player abaixo:
Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.