Cidades

Espaços para acolher pessoas em situação de rua são abertos no Plano Piloto

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a ação é uma medida para salvar vidas.

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 17:17
GDF busca alternativa para prevenir contágio da Covid-19 em moradores de ruaO Governo do Distrito Federal (GDF) constrói espaços para abrigar pessoas em situação de rua como medida de protegê-las e evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus. A partir da noite desta terça-feira, 200 vagas poderão estar disponíveis nos paddocks (local nos circuitos de automobilismo que abrigam equipes, veículos, oficiais de prova e convidados) do Autódromo Internacional Nelson Piquet. 

A princípio, na região do Plano piloto, haverá 650 vagas em quatro espaços de acolhimento, com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kits de higiene, acompanhamento social e segurança. Além do Autódromo, os outros locais com esse tipo de assistência são: Movimento Eureka (906 Norte), Creas Diversidade (614/615 Sul) e Centro Pop (903 Sul). 

As pessoas que apresentarem sintomas da doença, mas que ainda não necessitam de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), serão acolhidas no Movimento Eureka. Os demais pontos receberão aqueles que apresentam sintomas do novo coronavírus. 

Os órgãos responsáveis pela primeira ação dentro de um planejamento estratégico no combate à Covid-19 na população em situação de rua são as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Segurança Pública, de Cidades e de Saúde, além da Administração Regional do Plano Piloto. De acordo com as Sedes, é fundamental manter esses cidadãos bem alimentados, assistidos e em um espaço com um risco de contaminação menor, essa medida tem como principal objetivo salvar vidas.

Assistência

Outra ação voltada para a saúde de pessoas em situação de rua é a distribuição de marmitas devido ao comércio fechado e à baixa circulação nas vias, cenário que gera dificuldade para esse público conseguir suas próprias refeições.

Outra iniciativa é a reforma de banheiros públicos do Setor Comercial Sul. Oito cabines próximas ao Banco de Brasília (BRB) passam por reparos para contar com chuveiros, vasos sanitários e pias. 
A unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua, o Centro de Referência Especializado para a População, mais conhecido como Centro Pop, continua com o mesmo trabalho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com possibilidade de ampliação para os fins de semana a depender da necessidade.

Serviço

Autódromo Internacional Nelson Piquet
SRPN/CPAS, Trecho 1, Asa Norte

Movimento Eureka 
SGAN 906 Projeção "E" Asa Norte
Telefone: 3274-8455

Creas Diversidade 
SGAS 614/615 Lote 104 (L2 Sul).
Telefone: 3224-4898

Centro Pop
QNF 24 A/E nº 02 Mód. A – Taguatinga Norte
Telefone: 3563-1046
 
SGAS 903, Conjunto C - Asa Sul
Telefone: 3226-3393

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags