Cidades

Para evitar filas, Hemocentro pede que doadores marquem horário

Medida visa evitar aglomerações na unidades e passa a valer a partir desta quarta-feira (25/3)

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 19:06
Doação de sangue pode ser feita individualmente em grupo com no máximo 15 pessoasA Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) vai atender, a partir desta quarta-feira (25/3), número reduzido de pessoas para doação de sangue. Para a ação, será necessário agendamento. A decisão foi tomada após aumento no fluxo de doadores desde a última quarta-feira (18/3). De acordo com a FHB, apenas na sexta-feira (20/3) a unidade recebeu ao todo 241 doadores de sangue.

A doação de sangue pode ser feita de forma individual ou em grupo, para no máximo 15 candidatos. Se houver mais interessados, eles serão distribuídos em outro dia ou horário. Para grupos de pelo menos 10 pessoas, o Hemocentro de Brasília disponibiliza transporte gratuito para fazer o trajeto de ida e volta entre a fundação e qualquer ponto do Distrito Federal.

Outra medida adotada será a suspensão temporária do cadastro de novos doadores de medula óssea, visando à segurança da saúde deles. “O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é bastante robusto hoje, conta com mais de cinco milhões de cadastrados. A inclusão de novos voluntários é um procedimento eletivo”, frisa o diretor executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino.

O agendamento, individual ou em grupo, pode ser feito pelos telefones 3327-4413 e 3327-4447, ou via WhatsApp, pelo número 99136-2495. O agendamento individual também pode ser feito pelo telefone 160, opção 2, ou 0800 644 0160. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h. 

Prevenção à Covid-19

A fundação adotou algumas medidas para prevenir o contágio da Covid-19 durante as doações de sangue. Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus, assim como quem retornou de viagem internacional recente, fica impedido de doar sangue por 30 dias. Já os candidatos com febre ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, irritação ou dor na garganta) devem aguardar 15 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para doar sangue.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags