Cidades

HFA fornece informações sobre o novo coronavírus somente na última semana

A inclusão dos dados do HFA no sistema de monitoramento do GDF gerou um aumento no números de casos de coronavírus

Os casos registrados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Hospital das Forças Armadas (HFA) começaram a ser acompanhados em tempo real pelo Governo do Distrito Federal (GDF) somente na última sexta-feira (20/3). O monitoramento teve início quando o hospital comunicou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) 17 casos de pessoas infectadas com o ví­rus causador da Covid-19. De acordo com a Casa Civil, houve um aumento no número de casos confirmados porque os dados do HFA não estavam incluídos no sistema do GDF.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) passou a receber os dados do Hospital das Forças Armadas com apontamento de notificações de casos suspeitos. Agora, as informações do hospital são condensadas e acompanhadas na sala localizada no primeiro andar do Palácio do Buriti, sede do GDF, e reunidas com os registros de toda a rede de saúde – pública e privada – a fim de direcionar as políticas públicas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

A Casa Civil reforça que quando se tem informações corretas, concretas e completas, é possível adotar políticas públicas como aquelas destinadas à diminuição do fluxo de pessoas nas ruas, como antecipação de férias escolares e fechamento de comércio, e considerar mudanças conforme o avanço das infecções. Além de tornar possível o estabelecimento de perspectivas a curto, médio e longo prazo. Por isso, todo o governo está envolvido no enfrentamento, controle e prevenção ao novo coronavírus no Distrito Federal.