Cidades

HFA fornece informações sobre o novo coronavírus somente na última semana

A inclusão dos dados do HFA no sistema de monitoramento do GDF gerou um aumento no números de casos de coronavírus

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 19:57
HFA passa a divulgar números de pessoas infectadas pela Covid-19Os casos registrados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Hospital das Forças Armadas (HFA) começaram a ser acompanhados em tempo real pelo Governo do Distrito Federal (GDF) somente na última sexta-feira (20/3). O monitoramento teve início quando o hospital comunicou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) 17 casos de pessoas infectadas com o ví;rus causador da Covid-19. De acordo com a Casa Civil, houve um aumento no número de casos confirmados porque os dados do HFA não estavam incluídos no sistema do GDF.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) passou a receber os dados do Hospital das Forças Armadas com apontamento de notificações de casos suspeitos. Agora, as informações do hospital são condensadas e acompanhadas na sala localizada no primeiro andar do Palácio do Buriti, sede do GDF, e reunidas com os registros de toda a rede de saúde ; pública e privada ; a fim de direcionar as políticas públicas de enfrentamento ao novo coronavírus.

A Casa Civil reforça que quando se tem informações corretas, concretas e completas, é possível adotar políticas públicas como aquelas destinadas à diminuição do fluxo de pessoas nas ruas, como antecipação de férias escolares e fechamento de comércio, e considerar mudanças conforme o avanço das infecções. Além de tornar possível o estabelecimento de perspectivas a curto, médio e longo prazo. Por isso, todo o governo está envolvido no enfrentamento, controle e prevenção ao novo coronavírus no Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação