Cidades

Covid-19: confira o esquema de atendimentos da Secretaria da Mulher

Nesta quarta-feira (25/3), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lança o slogan 'Mulher, você não está só', para conscientizar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Apesar do isolamento social, os atendimentos prosseguem funcionando

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 12:00
Nesta quarta-feira (25/3), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lança o slogan 'Mulher, você não está só', para conscientizar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Apesar do isolamento social, os atendimentos prosseguem funcionando O período de quarentena estipulado pelo governador Ibaneis Rocha não prejudicou o pleno funcionamento dos serviços de proteção às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar. Visando conscientizar as vítimas, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SM-DF) lança, nesta quarta-feira (25/3), a campanha “Mulher, você não está só”. O objetivo é informar que os atendimentos continuam durante o isolamento social, com algumas mudanças. 

Saiba Mais

Os Centros Especializados de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (CEAMs) continuam com os atendimentos presenciais, mas com redução no horário: das 10h às 16h30. A Estação 102 do Metrô, Ceilândia e Planaltina contam com o espaço. As Casas Abrigos também prosseguem funcionando normalmente. Atualmente, oito mulheres e filhos delas estão vivendo nos espaços. Para ter acesso ao serviço, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia — a unidade encaminha o pedido à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que autoriza e realiza o trajeto.

Os Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd) estão com restrições da entrada do público nas sedes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Para não prejudicar o serviço, o atendimento é remeto, por meio de telefone funcional. Os servidores só poderão acessar as dependências para os atendimentos individuais em casos de urgência. 

O Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem), oferecido pela Defensoria Pública do Distrito Federal, também realiza atendimento remoto. As vítimas podem continuar os acompanhamentos por meio de ligação, WhatsApp ou e-mail. O atendimento presencial só ocorre em casos excepcionais.

Delegacias

O atendimento às vítimas de violência continuam funcionando de forma ininterrupta nas delegacias regionais e na Deam. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) pede que os registros continuem presenciais, uma vez que a maioria dos casos necessitam de encaminhamento para exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). A pasta adotou mudanças para a proteção ao Covid-19.

As medidas sanitárias visam proteger tanto o cidadão, quanto os servidores da segurança pública. Há a distribuição de álcool em gel, luvas e máscaras para os agentes. Também houve a instalação de dispensers para álcool em gel. Nas recepções e balcões, adotou-se a distância mínima de dois metros para a realização dos atendimentos. As aglomerações nos departamentos policiais também estão sendo evitadas.

Procure Ajuda

» 190 — Polícia Militar
» Delegacias regionais 
Atendimento presencial, 24 horas por dia
»Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
Endereço: Entrequadra 204/205 Sul - Asa Sul
Telefone: (61) 3207-6172
Atendimento ininterrupto 
» Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30
Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina
» Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos
» Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350
» Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem)
Telefone e Whatsapp: 999359-0032
E-mail: najmulher@defensoria.df.gov.br

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags