Publicidade

Correio Braziliense

Coronavírus: Valparaíso (GO) tem registro de transmissão comunitária

A pessoa diagnosticada não sabe dizer onde contraiu a doença e está em isolamento domiciliar


postado em 25/03/2020 14:04 / atualizado em 25/03/2020 14:18

Valparaíso (GO) registra casos de transmissão comunitária(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press )
Valparaíso (GO) registra casos de transmissão comunitária (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press )
Dos dois casos confirmados de coronavírus em Valparaíso (GO), município goiano distante cerca de 30 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, um aconteceu por transmissão comunitária. Isso quer dizer que a pessoa diagnosticada não sabe informar onde contraiu a doença e os órgãos de saúde não conseguem monitorar a origem (leia Transmissões). 

A outra pessoa que testou positivo para a Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foi infectada durante uma viagem internacional. Ainda de acordo com a pasta, as pacientes são duas mulheres, com idades de 36 e 38 anos. Ambas estão em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhadas pela secretaria. 

A pasta ainda ressaltou que as mulheres estão em bom estado de saúde e apresentam apenas sintomas leves. As pessoas que tiveram contato com ambas estão em quarentena e também sendo monitoradas. A Secretaria Municipal da Saúde também reforçou que a população não precisa ter pânico e que o ideal é de que as pessoas se mantenham em casa. “O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias”, frisou texto divulgado no site da pasta. 

Transmissão comunitária no DF

Na sexta-feira (20/3), o Ministério da Saúde informou que todo território nacional tem transmissão comunitária. Entretanto, a Secretaria de Saúde do DF, que vinha divulgando o tipo de contágio da doença, parou de apresentar os dados. De acordo com a pasta, apenas os casos confirmados passaram a ser contados. Por isso, nao se sabe dizer se a forma de infecção também evoluiu na capital. 

Transmissões

Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:

» Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.

» Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.

» Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade