Cidades

Coronavírus: Valparaíso (GO) tem registro de transmissão comunitária

A pessoa diagnosticada não sabe dizer onde contraiu a doença e está em isolamento domiciliar

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 14:04
Valparaíso (GO) registra casos de transmissão comunitáriaDos dois casos confirmados de coronavírus em Valparaíso (GO), município goiano distante cerca de 30 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, um aconteceu por transmissão comunitária. Isso quer dizer que a pessoa diagnosticada não sabe informar onde contraiu a doença e os órgãos de saúde não conseguem monitorar a origem (leia Transmissões). 

A outra pessoa que testou positivo para a Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foi infectada durante uma viagem internacional. Ainda de acordo com a pasta, as pacientes são duas mulheres, com idades de 36 e 38 anos. Ambas estão em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhadas pela secretaria. 

A pasta ainda ressaltou que as mulheres estão em bom estado de saúde e apresentam apenas sintomas leves. As pessoas que tiveram contato com ambas estão em quarentena e também sendo monitoradas. A Secretaria Municipal da Saúde também reforçou que a população não precisa ter pânico e que o ideal é de que as pessoas se mantenham em casa. “O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias”, frisou texto divulgado no site da pasta. 

Transmissão comunitária no DF

Na sexta-feira (20/3), o Ministério da Saúde informou que todo território nacional tem transmissão comunitária. Entretanto, a Secretaria de Saúde do DF, que vinha divulgando o tipo de contágio da doença, parou de apresentar os dados. De acordo com a pasta, apenas os casos confirmados passaram a ser contados. Por isso, nao se sabe dizer se a forma de infecção também evoluiu na capital. 

Transmissões

Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:

» Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.

» Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.

» Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags