Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 16:50
O terceiro dia de vacinação no Distrito Federal conta com mais um ponto de vacinação: o Pontão do Lago Sul. O espaço, que está fechado em decorrência do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), abriu as portas nesta quarta-feira (25/3) para atender os idosos em esquema de drive-thru. Hoje, a vacinação ocorre para os nomes com as iniciais K, M, N e O. No local, foi montada uma tenda para atender o grupo sem precisar sair do carro. Segundo Eliane Rocha, porta-voz do Pontão, a previsão é atender 100 carros na tarde desta quarta. O atendimento começou por volta das 14h. “Temos um local amplo, com estacionamento e seguro para atender as pessoas”, afirmou.
Ao estacionar o veículo, uma funcionária da Secretaria de Saúde se dirige ao carro, pega a documentação do paciente e confere a letra inicial do nome. Segundo ela, o espaço deve ficar permanentemente até o final da campanha. A reportagem entrou em contato com o órgão para mais detalhes e aguarda o retorno.
Merly Garcia Lopes da Rocha, 80 anos, exibiu aliviada a carteira de vacinação. Ela, que foi levada pela filha, parabenizou o atendimento. "Foram eficientes e educados. Tudo muito organizado e sem que precisássemos sair do carro. Uma excelente ideia. Estão de parabéns", disse.
Morador da Asa Norte, Aurelio Rosas, 65, foi levado pela prima, após ser avisado por uma amiga moradora do Lago Sul do sistema de vacinação no Pontão. “Foi rápido e organizado. Não havia possibilidade de alguém furar a fila. O local possibilitou essa rapidez no atendimento para uma faixa etária que tem, muitas vezes, dificuldade de locomoção”. E completou. “A forma como foi realizada, dentro do veículo, evita aglomeração. E isso é muito importante, principalmente nesse momento”.
Mudança de horário
O horário da vacinação contra a gripe precisou ser alterado pela segunda vez nesta quarta. A previsão era de que a imunização dos idosos do Distrito Federal acontecesse das 14h às 20h, entretanto, o caminhão que transportava as vacinas enfrentou problemas para acessar a capital devido aos bloqueios na altura do município de Catalão, em Goiás. Agora, a expectativa é de que o atendimento seja feito das 17h às 22h.
Nesta terça-feira (24/3), a Secretaria de Saúde informou que o primeiro atraso aconteceria porque o voo que traria 216 mil doses referentes à segunda remessa de vacina foi cancelado. A remessa chegaria ao DF à 21h, no Aeroporto Internacional de Brasília. Por isso, a pasta decidiu que o transporte do material seria de forma terrestre.
Confira a ordem de vacinação
– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.