Cidades

Medicamento para diabetes chega nesta quinta-feira às unidades de saúde

A rede enfrenta desabastecimento de medicações contra a doença desde outubro do ano passado

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 16:15
A rede enfrenta desabastecimento de medicações contra a doença desde outubro do ano passado Chega às unidades de saúde do Distrito Federal a Gliclazida 60 mg, nesta quinta-feira (26/3). O medicamento cujo nome comercial é Diamicron, utilizado no controle da diabetes tipo 2, estava em falta na rede pública desde o início de janeiro. 

Nesta quarta-feira (25/3), a Secretaria de Saúde do DF recebeu aproximadamente cinco milhões de comprimidos que estão sendo destinados aos Núcleos de Logística Regionais. Eles são responsáveis pelo abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, onde são distribuídos à população. 

Os pacientes portadores de diabetes assistidos pela rede pública vêm enfrentando o desabastecimento desde o ano passado. Em novembro, os estoques de insulina zeraram e, em janeiro deste ano, um importante controlador da doença, a insulina ultrarrápida, não estava disponível. 

O Distrito Federal soma quase 70 mil pessoas com diabetes que dependem da distribuição dos variados tipos de medicação fornecidas pelo SUS. A partir de quinta-feira, os pacientes deverão encaminhar-se às Unidades Básicas de Saúde (UBS) portando documento com foto,o cartão do SUS e receita médica válida para retirada do medicamento.  

Para maior controle da distribuição durante o período de quarentena, a Secretaria de Saúde informou, em nota, que o “objetivo é dispensar uma quantidade maior de remédios a cada usuário, para serem utilizados por mais tempo”. A pasta também afirmou que uma circular foi aprovada para estender a validade das receitas médicas da Gliclazida para até 240 dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags