Publicidade

Correio Braziliense

Defesa Civil alerta para aumento de volume de água no Paranoá

Subsecretaria pede aos moradores da região que evitem as margens do Rio São Bartolomeu


postado em 26/03/2020 17:20

Rio Sâo Bartolomeu terá volume aumentado por causa da abertura de comportas na Barragem do Paranoá(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Rio Sâo Bartolomeu terá volume aumentado por causa da abertura de comportas na Barragem do Paranoá (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá, nesta quinta-feira (26). O motivo do aviso foi para que os moradores da região evitassem as margens do Rio São Bartolomeu, que poderia ter o volume de água aumentado por conta da abertura de mais 10 cm em cada uma das três comportas da Barragem do Paranoá. Elas estavam operando com vazão de 30 cm e passarão a operar com 40 cm.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) solicitou à Defesa Civil que avisasse a população local, pois a medida foi necessária pelo volume de água ter atingido o nível estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

“Essa orientação é importante, mesmo com as comportas já abertas, pois poderia haver uma mudança no volume de água”, esclareceu o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes.

O procedimento necessário nestes casos foi cumprido pelo órgão de defesa. Ou seja, foram enviados dois alertas – via SMS – à população cadastrada. A ação foi finalizada por volta das 16h, sem nenhuma intercorrência.

* Com informações da SSP/DF

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade