Cidades

Criatividade nas vendas

Com o decreto do GDF que determina o fechamento do comércio, empresas do setor de beleza têm se reinventado. Vendas de vouchers e delivery de produtos são algumas das alternativas adotadas

Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 04:06
Vanessa Rezende foi contratada pelas donas de uma empresa de maquiagem para fazer as entregas de carro

A quarentena para o combate à disseminação da Covid-19 impactou diversos setores do comércio do Distrito Federal. Com os estabelecimentos voltados para a beleza não tem sido diferente.  A área é uma das mais atingidas, segundo o Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética e Profissionais Autônomos do Distrito Federal (Simbeleza). Porém, o período não é de desânimo. Empresários têm se reinventado e contado, até mesmo, com a solidariedade e parceria dos clientes para se manterem em atividade e cumprirem com o pagamento dos funcionários.

O salão Cravo e Canela, por exemplo, decidiu vender voucher para manter a renda. São 10% de desconto para qualquer serviço, com o prazo de um ano para ser utilizado. “Estamos vivendo um momento delicado. Essa é uma alternativa que ajuda tanto a gente quanto os nossos funcionários. O cliente pode escolher o serviço e a profissional da preferência dele”, comenta a proprietária Eliene de Souza. A empresária tem seis colaboradores que dependem do rendimento do salão. “Eu tenho dois filhos para criar e não posso ficar totalmente parada”, destaca. O voucher pode ser adquirido pelo WhatsApp (veja Serviço). Ainda é possível oferecê-lo de presente para alguém.

A venda de serviços antecipada é uma das alternativas encontradas pelas empresas, mas ainda não tem gerado uma grande receita, segundo o Simbeza. “Alguns clientes têm medo de comprar algo antecipado. Eles querem o produto de imediato”, lamenta o presidente do sindicato, Célio Paiva. Para ele, o setor tem um diferencial, pois grande parte dos profissionais recebe por serviço ou semanalmente. “Os salões não têm a possibilidade de fazer delivery, como muitos setores estão fazendo. Os empresários temem em precisar demitir. A maioria dos salões não tem uma gestão muito forte e estrutura para ficar muito tempo fechada”, alerta.

O presidente do sindicato espera o apoio do governo para se reerguer após a quarentena. “O decreto foi bem específico quanto ao fechamento do nosso setor. Espero que eles lembrem da gente também na hora de dar assistência”, destaca.

Solidariedade

Outro salão, o Uber Beleza e Estilo, além de oferecer voucher com desconto para atendimentos após o período de quarentena, passou a vender kits de cronograma capilar. O objetivo é repassar grande parte do valor para os funcionários da empresa.

“Os nosso colaboradores não têm salário fixo. Eles recebem por produção. Na situação em que estamos, eles não estão produzindo e, consequentemente, não estão recebendo, mas tem pagamento de aluguel, alimentação. Então, montamos os kits e estamos vendendo mais barato e repassando os valores para a equipe”, comenta um das sócias Neiva Boccardi, 47.

Mais de 40 funcionários serão beneficiados com a venda dos produtos. No Instagram, as cliente aplaudiram a iniciativa. O kit vem com quatro tratamentos: nutrição, reconstrução, reparação e hidratação, e são entregues em casa.


Serviço

Salão Cravo e Canela
98638-6030 (WhatsApp)

Uber Beleza e Estilo
@uberbeleza
98407-1542 (WhatsApp)

Maria Batom
@mariabatommakeup




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags