Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 16:20
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP), adotou uma série de medidas para minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus nas unidades prisionais do Distrito Federal.
Os novos presos que serão transferidos ao sistema penitenciário passarão por um período de quarentena antes de serem colocados nas alas. Aqueles que apresentarem sintomas de gripe serão transportados de máscaras.
Segundo a SSP, semanalmente, pessoas presas na capital são encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória (CDP) ou à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). Antes disso, elas ficam alojadas na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), na sede da Polícia Civil. Levantamento da pasta mostra que, entre 1° e 17 de março, 360 internos ingressaram no sistema. Desses, 337 são homens e 23 são mulheres.
Higienização
A Secretaria esclareceu, ainda, que a limpeza nas celas e em viaturas foi reforçada. Para a higienização, são utilizados sabão em pó e hipoclorito de sódio, componente da água sanitária. “O sistema também recebeu, nesta semana, 4 mil litros de água sanitária da Câmara de Diretores Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e, nesta quinta-feira (26/3), o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpen-DF) doou 3 mil litros de álcool 70%”, informou a pasta.
Até o momento, o complexo carcerário não apresentou registros de pessoas com suspeitas ou positivo para o novo coronavírus. Em 12 de março, todas as visitas nos presídios foram suspensas. A determinação foi ampliada até esta sexta-feira (27/3) e será reavaliada.
Idosos e saídas temporárias
Todos os presídios, exceto o CDP, que possui local específico para o público, destinaram alas específicas para idosos, considerados pelos órgãos oficiais de saúde como mais vulneráveis.
Na última semana, a Vara de Execuções Penais (VEP) suspendeu as saídas temporárias e o trabalho externo. “Essa é uma forma de o preso permanecer no mesmo ambiente, conforme orientações de órgãos de saúde que pedem o isolamento social a fim de evitar o contágio (Covid-19)”, explicou o subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.