Cidades

Coronavírus: Ministério da Saúde lamenta morte de indígena

Israel Tiago Martins faleceu nesta sexta-feira. Ele mudou-se para a capital federal em fevereiro de 2019 e vivia em um assentamento. Ele tinha hipertensão e diabetes

Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 23:32
Israel Tiago Martins morreu nesta sexta-feiraO Ministério da Saúde lamentoufalecimento do indígena Israel Tiago Martins, 40 anos, que morreu nesta sexta-feira (27/3) após contrair a Covid-19. A pasta se manifestou por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ele é a primeira vítima do novo coronavírus a morrer na capital federal. O paciente morava em São Carlos, município Paulista, e tinha se mudado para o Distrito Federal em fevereiro de 2019. 

Conforme texto publicado pelo órgão, Isreal é do povo Pereci. Ele era matogrossense e não se tratava de um indígena aldeado. Ele residia no assentamento Rota do Cavalo, entre o Paranoá e Sobradinho, desde janeiro deste ano. Ele deu entrada na UPA de Sobradinho 2, com quadro de desconforto respiratório e febre. O caso progrediu para síndrome respiratória grave. Além disso, ele tinha hipertensão e diabetes. 

“A Sesai permanece atenta e trabalhando para atender aos 800 mil indígenas aldeados e presentes nos 34 Distritos Sanitários Especiais em todo o Brasil e, desde janeiro de 2020, mesmo antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), uma série de documentos técnicos para que os povos indígenas, gestores e colaboradores possam adotar medidas que ajudem a prevenir e tratar a infecção pelo Coronavírus (COVID-19)”, destacou o texto emitido. 

A pasta ainda salientou que produziu diversos documentos por meio do gabinete de crise da Sesai. “Encontram-se portarias, informes técnicos, relatórios, recomendações, protocolos de manejos clínicos, ações das equipes multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e equipes das CASAI dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, Plano de Contingência Nacional para Infecção”, informou a nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags