Cidades

Atenção redobrada e maior contato com idosos

Correio Braziliense
postado em 28/03/2020 04:06
Na avaliação da neuropsicóloga e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Juliana Quintas é preciso que a família esteja atenta às mudanças de humor dos idosos durante este período de isolamento. “Nossa orientação é que eles sejam observados de perto. Sabemos que não podemos estar presentes fisicamente, mas temos que manter o contato por ligações. Se são idosos com conhecimento tecnológico, é necessário fazer chamadas de vídeos”, afirmou.

A especialista explicou que aumentar o contato com os familiares idosos é importante. “Os idosos estão sofrendo muito com a privação decorrente do isolamento. Eles sentem falta do contato físico e afetivo com a família. Também se sentem tristes, porque estão sendo privados de manterem atividades corriqueiras do dia a dia, como ir ao mercado e fazer compras, por exemplo”, esclareceu.

“Os idosos saudáveis, que realizam as próprias atividades, se sentem demasiadamente privados. Sabemos que eles são um grupo de risco e precisam se cuidar, mas é necessário ter paciência e explicar cuidadosamente o motivo dessa pessoa não poder sair e acabar se expondo à Covid-19. Para eles, é como se fosse assinado um atestado de perda da própria autonomia. De um dia para o outro, perderam a liberdade. Isso não é fácil para ninguém, inclusive para os idosos”, acrescentou a neuropsicóloga.

Por fim, Juliana Quintas frisou que cuidar da saúde mental dos idosos neste período é indispensável, para que não ocorram sequelas a longo prazo. “Após este momento de isolamento social, eles podem desenvolver sintomas secundários deste evento tão traumático. Podem apresentar maior irritabilidade, muita tristeza, ansiedade, medo e insegurança. É preciso estar atento aos nossos idosos e manter o contato afetivo de forma segura”, indicou.

“Ainda, se são idosos saudáveis, devemos proporcionar o mínimo de autonomia. Eles podem pedir as compras por entrega pelo telefone, por exemplo. Os pilares do dia devem ser mantidos também. Devem continuar dormindo normalmente e, se puderem, exercitar-se dentro de casa. Desse modo, eles sairão bem deste período de quarentena”, acrescentou a especialista.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags