Cidades

Grita geral

BRASÍLIA
MENOS ÔNIBUS EM CIRCULAÇÃO

Desde a última terça-feira, o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal passou por ajustes. As frotas estão funcionando de acordo com a programação feita no período de férias. A atendente Marcelia Lima, 26 anos, moradora de Luziânia (GO), reclama que a medida traz preocupações. “Esse momento que vivemos é crítico, precisamos tomar todas as precauções possíveis e diminuir a quantidade de ônibus não parece ser boa ideia”, diz. “Eu sei muito bem que diminuiu em 60% o número de passageiros, mas, mesmo assim, quanto menos transporte, mais as pessoas vão ficar juntas dentro dos ônibus. Se mantivesse o itinerário, teríamos menos aglomerações”, contesta.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que, conforme determinação do governador Ibaneis Rocha, a pasta está monitorando a operação das linhas de ônibus e fazendo constantes análises no sentido de adequar a prestação do serviço da melhor maneira, considerando o Plano de Contingência Distrital do GDF. Salientaram que, tendo ocorrido redução na demanda por transporte público acima dos 75%, a Semob fez adequação nas tabelas horárias das linhas de ônibus de acordo com a programação que é usualmente adotada no período de férias. Seguindo a nova programação, o transporte público coletivo estava operando com tabela de férias até a última sexta-feira. Esclareceram que a quantidade afetada representa 6% do total de 830 linhas de todo o DF o equivalente à redução de 146 veículos — cerca de 5% do total da frota (2.711).

 

GAMA
ENTULHO EM ÁREA VERDE

Mesmo com a pandemia do coronavírus e a recomendação de fazer quarentena em casa, moradores do Setor Central do Gama fazem sujeira em área verde. O leitor Bruno de Carvalho, 29 anos, entrou em contato com o Grita Geral para reclamar do problema. “Na Quadra 21, as pessoas jogam lixo nos terrenos. Direto acumula entulho, lixo, pedregulhos e, por consequência, ratos e mosquitos da dengue”, aponta. “Não basta só a administração vir limpar, precisa fazer algo para prevenir esses cidadãos que sujam tudo”, protesta.

» A Administração Regional do Gama informou que vai enviar uma equipe ao local para avaliar a situação e adotar as providências cabíveis. Esclareceram ainda que realizam, diariamente, limpeza e retirada de entulho em vários locais da cidade. Ressaltaram também que não é possível mapear todas as quadras que contêm inservíveis. Destacaram, ainda, que estão instalando placas de proibido jogar lixo em diversos pontos da cidade.