Cidades

Para conter coronavírus, Sociedade Brasileira de Virologia pede isolamento

A instituição corrobora a importância do distanciamento social de toda a população, atitude já preconizada pela Organização Pan Americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 09:33

desenho de um coronavírus escroto Ainda questionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o distanciamento social horizontal ganha mais uma instituição para defendê-lo. A Sociedade Brasiliera de Virologia (SBV) publicou uma carta corroborando a importância do isolamento de toda a população (e não somente dos grupos de risco) para mitigar a transmissão do vírus e reduzir os casos da Covid-19.

 

Assinada pelo colegiados de ex-presidentes da SBV e por sua atual diretoria, a carta explica que outro objetivo da medida que depende de todos seria também "evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde público (SUS) e privado".

 

Para eles, subestimar a doença pode ter resultados catastróficos. A carta ainda retoma outros momentos da história em que isso foi um erro: "Não esqueçamos que no início da pandemia de HIV-1 muitos acreditaram que a doença só atingiria homossexuais, e que a microcefalia induzida pelo vírus Zika não havia sido adequadamente relatada até sua desseminação pelas Américas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags