Publicidade

Correio Braziliense

Para conter coronavírus, Sociedade Brasileira de Virologia pede isolamento

A instituição corrobora a importância do distanciamento social de toda a população, atitude já preconizada pela Organização Pan Americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde


postado em 29/03/2020 09:33 / atualizado em 02/04/2020 17:15

Ainda questionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o distanciamento social horizontal ganha mais uma instituição para defendê-lo. A Sociedade Brasiliera de Virologia (SBV) publicou uma carta corroborando a importância do isolamento de toda a população (e não somente dos grupos de risco) para mitigar a transmissão do vírus e reduzir os casos da Covid-19.

 

Assinada pelo colegiados de ex-presidentes da SBV e por sua atual diretoria, a carta explica que outro objetivo da medida que depende de todos seria também "evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde público (SUS) e privado".

 

Para eles, subestimar a doença pode ter resultados catastróficos. A carta ainda retoma outros momentos da história em que isso foi um erro: "Não esqueçamos que no início da pandemia de HIV-1 muitos acreditaram que a doença só atingiria homossexuais, e que a microcefalia induzida pelo vírus Zika não havia sido adequadamente relatada até sua desseminação pelas Américas".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade