Cidades

Penitenciária Feminina do DF recebe doação de tecido para máscaras

Foram entregues mil metros de TNT para a confecção de 20 mil máscaras descartáveis

Correio Braziliense
postado em 30/03/2020 16:38
Detentas vão produzir máscaras para serem usadas por profissionais de saúdeA Penitenciária Feminina do Distrito Federal recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/3), cerca de mil metros de TNT para a confecção de máscaras descartáveis. O material foi arrecadado por uma mobilização social coordenada pelo deputado Claudio Abrantes (PDT). Com a doação, será possível produzir 20 mil equipamentos de proteção individual (EPI). 

Os insumos serão confeccionados por detentas em ressocialização, a partir de uma oficina de profissionalização em costura. As máscaras são produzidas conforme orientação e modelo fornecidos pela Secretaria de Saúde, e possui três camadas, sendo duas de TNT e uma de tecido retenção bacteriana. Ao todo, foram doados 20 rolos de 50 metros cada. 

Depois de finalizadas, os EPIs serão utilizadas nas unidades prisionais e por profissionais da Secretaria de Saúde. Para Claudio Abrantes, este é um momento em que toda a sociedade deve estar engajada no combate a Covid-19.  “Desta forma, o que buscamos foi unir esforços, de modo que encontramos parceiros dispostos a doar e contamos com a força de trabalho das reeducandas, inclusive como parte do processo de reinserção”, explica Claudio Abrantes.

Na última semana, 200 kits, compostos por capote, propés e toucas, foram finalizados na Penitenciária Feminina do DF. A produção de máscaras de proteção teve início na última sexta-feira (27/3), e um dos entraves encontrados foi a escassez da matéria-prima. 

Além do custo reduzido, outra vantagem que a produção na unidade traz é o fato de compensar a suspensão das saídas temporárias. Com isso, as reeducandas percebem que estão colaborando para minimizar os efeitos da crise causada pelo coronavírus, além de combater a ociosidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags