Cidades

Coronavírus: central de denúncias da CLDF recebeu 278 notificações

O canal de denúncias está disponível para a população e recebe notificações de irregularidades na conduta de empresas e governo com relação ao novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 30/03/2020 21:50
O objetivo é receber relatos de cidadãos e servidores públicos que foram alvo ou presenciaram irregularidades de conduta com relação ao novo coronavírusA central de denúncias da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recolheu 278 notificações em pouco mais de uma semana de funcionamento. Um número de WhatsApp está disponibilizado com o objetivo de receber relatos de cidadãos e servidores públicos que foram alvos ou presenciaram irregularidades de conduta com relação ao novo coronavírus, de acordo com o Plano de Contingência da Secretaria de Saúde.

As denúncias são organizadas por segmentos. Ao todo, foram 142 notificações envolvendo os serviços de telemarketing, 51 de funcionamento irregular de estabelecimentos, 33 da área da saúde, 12 do funcionalismo público, 20 envolvendo empresas terceirizadas, seis de segurança pública, três de assistência social e 11 de outros.

Entre as notificações, há o registro do serviço inoperante de números fornecidos pelo governo, assim como a insistência de empresários em manter funcionários do telemarketing em serviço e sem adaptações às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério de Saúde, como a distância de 1,5m entre as pessoas. 

Na primeira semana, o número também recebeu denúncias de falta de equipamento de proteção individual (EPI) para servidores da saúde pública. A reclamação levou deputados distritais ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para averiguar a situação e iniciar o diálogo com a Saúde para esclarecer a situação. Após a denúncia, distritais e governo passaram a desenhar novas medidas de atuação.

Para fazer a denúncia, basta entrar em contato pelo número (61) 99904-1681.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags