Cidades

Polícia civil dá orientações de cuidados para usar álcool em gel

A corporação indica aponta que, por conta da concentração de 70% de álcool na fórmula do produto, é preciso estar atento para evitar acidentes

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 15:23
Álcool em gel na concentração 70% tem alta combustão e pode causar acidentesA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indicou cuidados para a população no momento de se higienizar as mãos com o uso de álcool em gel. A corporação atentou para acidentes sérios com o produto, como a combustão em decorrência da concentração de álcool 70% na mercadoria. Perita criminal fez as orientações por meio de vídeo.

“O álcool em gel que estamos utilizando para matar esse vírus (Covid-19) tem concentração de 70% para cima. É uma concentração muito alta e, por isso, muito inflamável. Em contato com algum agente que comece uma chama, como isqueiro e fósforo, vai pegar fogo”, informou a especialista Camila Guesine.

A perita realiza um experimento com o álcool em gel. Ela derrama um pouco do produto em cima de um copo de vidro e, depois, acende uma chama em cima do composto. “Aparentemente, não conseguimos ver uma chama aqui (no próprio álcool). Mas quando colocamos um papel, já está pegando fogo.(...) A chama dele não é visível. Percebe o risco?”, reflete.  

“Álcool em gel, somente quando você não tiver água e sabão disponíveis. Imagina, você vai para a cozinha preparar algo no fogão e enche a suas mãos e braços de álcool em gel e acende aquela chama. A sua mão pode inflamar e pegar fogo. Há a possibilidade de acontecer muitos acidentes”, orienta.

Por fim, a perita criminal realiza uma última orientação: “Então, precisamos nos atentar para usar (o álcool 70%) da forma correta. Então, se tem água e sabão disponíveis, lave suas mãos e tome cuidado ao utilizar o álcool em gel. Por último, mas não menos importante, você que é papai e mamãe, tome muito cuidado com onde você armazena na sua casa. Principalmente aqueles com cheirinhos e que são atrativos para as crianças.”
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags