Cidades

Pedido de teletrabalho para delegados e policiais é negado pela Justiça

Segundo Sinpol-DF, mesmo com as medidas adotadas, as delegacias do Distrito Federal e demais unidades de atendimento continuam lotadas

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 20:23
fachada da 3ª delegacia de polícia, no cruzeiroA Justiça negou, nesta terça-feira (31/3), os pedidos liminares feitos pelos sindicadotos dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF) e dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) para que fosse instituído o regime de teletrabalho para a categoria durante a pandemia do novo coronavírus. Os dois sindicatos pedem, diante disso, restrição aos atendimentos nas delegacias. 

De acordo com o Sindepo e o Sinpol, apenas casos graves, como homicídio, latrocínio, estupro, sequestro, roubos com restrição de liberdade, flagrantes e violência doméstica devem ser atendidos nas delegacias. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis, mesmo com as medidas adotadas, as delegacias do Distrito Federal e demais unidades de atendimento permanecem lotadas, o que pode aumentar a disseminação da Covid-19, tanto entre os servidores como entre aqueles que vão até as unidades. 

O Sinpol-DF argumenta que a Polícia Civil dispõe de meios eletrônicos que permitem que os policiais realizem suas atividades por teletrabalho, sem prejudicar a população. Os sindicatos solicitam que o Distrito Federal seja obrigado a fornecer máscaras, luvas, álcool em gel 70%, copos descartáveis, sabão e papel toalha a todas as unidades da PCDF em funcionamento.  

Em defesa, o Governo do Distrito Federal salientou que não tem medido esforços para conter a disseminação do vírus e que os atos normativos aplicados até o momento foram feitos com base em critérios técnicos e fundamentados para não prejudicar a continuidade dos serviços de segurança pública. Ressaltou que a atividade policial deve ser prestada a todo o corpo social, não podendo sofrer paralisação de qualquer forma. Esta semana, o governo expandiu o atendimento na Delegacia Eletrônica.

Ao analisar os pedidos, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do DF destacou que não cabe ao Poder Judiciário, salvo nas situações de ilegalidade flagrante, interferir na organização dos demais Poderes. O magistrado pontuou que o pedido de teletrabalho para os delegados e policiais civis, por meio de liminar, não atende às condições previstas no artigo 300 do Código de Processo Civil (CPC). 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags