Publicidade

Correio Braziliense

Elizabeth II conquista Brasília

Precisamente às 12 horas e 30 minutos de ontem, Sua Majestade chegou a esta Capital, acompanhada de seu espôso, o Príncipe Philip e de outras figuras


postado em 01/04/2020 06:01 / atualizado em 01/04/2020 15:55

Esta matéria foi publicada originalmente na edição de 6 de novembro de 1968 do Correio. Sua republicação faz parte do projeto Brasília Sexagenária, que até 21 de abril de 2020 trará, diariamente, reportagens e fotos marcantes da história da capital. Acompanhe a série no site especial e no nosso Instagram.

 

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)
A caminho desta Capital a Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, passou na manhã de ontem pelo Rio de Janeiro, acompanhada pelo Duque de Edimburgo. 

 

O iate real “Britannia”, escoltado por duas belonaves britânicas e outras duas brasileiras, cruzou a barra às 7,30 horas. Uma hora depois, lançou a âncora em frente à Ilha do Governador. Às 10,15 horas, a Soberana e sua comitiva deixaram o iate, em lancha especial, rumando para a Ponta do Galeão, onde se encontravam o Governador do Estado da Guanabara, Embaixador Negrão de Lima, e senhora, além de autoridades civis e militares. 

 

Conduzida à Base Aérea, a Rainha embarcou em avião especial da Real Fôrça Aérea Britânica, que decolou às 10,25 rumo à Capital Federal. 

Chegada

Precisamente às 12 horas e 30 minutos de ontem, Sua Majestade chegou a esta Capital, acompanhada de seu espôso, o Príncipe Philip e de outras figuras de sua comitiva. 

 

Ao desembarcar no Aeroporto Militar de Brasília, a Soberana inglêsa foi recepcionada pelo Presidente Costa e Silva que se fazia acompanhar de sua espôsa, D. Yolanda Costa e Silva, do Ministro das Relações Exteriores, Deputado José de Magalhães Pinto e dos Chefes dos Gabinetes Civil e Militar da Presidência da República. 

 

Após o embarque e a execução dos Hinos Nacionais da Inglaterra e do Brasil, pela Banda da Aeronáutica, seguiram-se as apresentações de estilo, que estiveram a cargo do Embaixador Carlos Jacinto de Barros, Chefe do Cerimonial do Itamaraty. 

 

Findas as apresentações, a Soberana passou revista à tropa formada em sua honra, a qual estêve constituída de destacamentos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. 

 

Finda a solenidade de recepção, a Rainha Elizabeth II, em carro fechado, e seguida de grande cortejo, dirigiu-se à suíte presidencial do Hotel Nacional, onde se encontra hospedada. 

Visita

A Rainha Elizabeth visitou o Presidente Costa e Silva à tarde, no Palácio da Alvorada, onde chegou, acompanhada de seu espôso, Príncipe Philip, Às 14,40 horas.

 

Houve uma confraternização entre os membros da comitiva real e as autoridades brasileiras presentes, oportunidade em que a Rainha Elizabeth II e o Presidente Costa e Silva conversaram de maneira informal sôbre as relações entre os dois países.

Encantada

(foto: Arquivo/CB/D.A Press)
(foto: Arquivo/CB/D.A Press)
A soberana manifestou-se encantada com o carinho de que vem sendo cercada na sua visita ao Brasil, confessando-se impressionada, principalmente, com o contraste entre a vegetação do litoral e do cerrado.

 

Pouco depois, Sua Majestade foi levada até à extremidade da biblioteca, onde assinou o livro de visitantes ilustres do Palácio da Alvorada, retirando-se em seguida para o Supremo Tribunal Federal, onde era aguardada em sessão solene. 

No Supremo

Agraciado pela Rainha Elizabeth II com a Grã-Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge, o Ministro Luiz Gallotti, após receber a soberana britânica e o Duque Edimburgo, apresentando-os a seus pares, pronunciou discurso de saudação agradecendo à soberana britânica. 

No congresso

Depois de breve cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal a Rainha Elizabeth II visitou o Congresso Nacional. À entrada do Parlamento brasileiro a Soberana inglêsa foi recebida pelo Vice-Presidente da República e presidente do Congresso Nacional, Sr. Pedro Aleixo, pelo Senador Gilberto Marinho, presidente do Senado, pelo Deputado José Bonifácio, presidente da Câmara e pelo deputado Raimundo Padilha, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. 

Saudação

A solenidade realizada no Plenário, na ocasião repleto de parlamentares e de convidados especiais, teve início com um breve improviso pronunciado pelo Sr. Pedro Aleixo, seguindo-se a saudação do Senador Manoel Villaça, que discursou em nome do Senado Federal, e da Deputada Lygia Doutel de Andrade, que falou em nome da Câmara dos Deputados. 

 

Finalmente, encerrando a solenidade, discursou Sua Majestade Elizabeth II, que pronunciou um breve discurso de agradecimento e de exaltação à tradicional amizade que une o Brasil à Inglaterra. 

Com a imprensa

No final da tarde, a Rainha Elizabeth recebeu mais de 150 jornalistas, nacionais e estrangeiros, no Hotel Nacional. Encontro informal, para simples troca de cumprimentos, não houve, propriamente, entrevista coletiva. 

 

A certa altura, a soberana foi apresentada aos Diretor Geral da Agência Nacional, jornalista Armando Madeira Basto, e demonstrou interêsse pela nomenclatura e pela mecânica de funcionamento do órgão oficial de informações do govêrno brasileiro. 

O banquete 

(foto: Arquivo/CB/D.A Press)
(foto: Arquivo/CB/D.A Press)
O banquete que o Presidente Costa e Silva e D. Yolanda Costa e Silva ofereceram ontem à noite, no Palácio do Itamaraty à Rainha Elizabeth II e ao Príncipe Philip e comitiva real, foi realmente deslumbrante. Perto de cinco mil convidados especiais honraram a Soberana britânica com as atenções excepcionais, transcorrendo a reunião em um ambiente de refinamento absoluto. Estiveram presentes todos os ministros do STF e demais tribunais federais, o prefeito Wadjô Gomide e Sra., o vice-presidente Gilberto Marinho, do Senado, e José Bonifácio, da Câmara. D. José Newton, Arcebispo de Brasília, os comandantes da 11ª RM, do VI DN e da VI Zona Aérea, senadores, deputados, altas autoridades, civis e militares e figuras mais representativas da sociedade brasiliense e do País. A saudação do presidente Costa e Silva vai publicada na 3ª pág. e o agradecimento da Rainha Elizabeth, na 5ª.

Visita da Rainha ao Presidente

O Presidente Costa e Silva e Sra. Yolanda Costa e Silva receberam a visita oficial de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, no Palácio da Alvorada, quando foram realizadas as solenidades de trocas de presentes e condecorações. 

 

O Chefe do Govêrno usava terno prêto e Dona Yolanda Costa e Silva, vestido de crepe verde, colar de pérola e brincos com pingentes. A Rainha Elizabeth usava vestido de linho havana, chapéu de palha, bôlsa e sapatos marrons e colar de pérolas de três voltas. 

Chegada

A Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip chegaram ao Palácio da Alvorada às 14,40 horas (como estava previsto no programa oficial) sendo recebidos pelo Chefe do Cerimonial da Presidência da república. Em seguida, na porta do Palácio da Alvorada o Presidente Costa e Silva cumprimentou a Rainha Elizabeth e o Duque de Edimburgo e depois, permaneceu cumprimentando todos os demais membros da comitiva real, o mesmo fazendo a Sra. Yolanda Costa e Silva e os Ministros Magalhães Pinto e Rondon Pacheco. 

Visita ao palácio

Encerrados os cumrpimentos, o Presidente Costa e Silva convidou os visitantes reais a percorrem o interior do Palácio da Alvorada, quando a Rainha Elizabeth manifestou interêsse em apreciar a escultura de Maria Martins “Ritmo dos Ritmos”. 

 

Em seguida, caminharam até o espelho-d’água onde o Presidente Costa e Silva mostrou a S.M. a Rainha Elizabeth os cisnes reais presenteados por ela ao Govêrno brasileiro.

Presentes

Já na Biblioteca do Palácio da Alvorada, foi realizada em seguida a solenidade de troca de presentes. O Presidente Costa e Silva ofertou à Rainha Elizabeth uma coleção de balangandãs, um quadro da artista brasileira Grauber e uma fotografia sua autografada. 

 

A Rainha Elizabeth presenteou ao Marechal Costal e Silva um centro de mesa de prata, de 18 polegadas de diâmetro, em forma de taça oval martelada, com apliques, decoração em fôlhas de acanto, alças de cariatide, pedestal e a inscrição gravada.

 

Para a Sra. Yolanda Costa e Silva a Rainha Elizabeth ofertou um bracelete de ouro de 18 quilates de elos facetados, com o Monograma Real. 

Condecorações

O Presidente Costa e Silva condecorou a Rainha Elizabeth com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e recebeu a Grande Cruz da Venerável Ordem do Banho.  

Conversações

A rainha Elizabeth conversou animadamente com o Presidente Costa e Silva, sorrindo muito e fugindo ao tom formal do protocolo, fêz várias indagações mostrando sempre a curiosidade feminina em conhecer tudo com detalhes.

 

A Rainha Elizabeth conversou durante quatro minutos com o Coronel Alcio Costa, filho do Marechal Costa e Silva e, quando foram servidos sucos e refrigerantes, preferiu o suco-de-maracujá. 

 

Às 15,30 horas a Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip deixaram o Palácio da Alvorada, antes assinando o livro de visitantes ilustres. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade