Cidades

Distrito Federal fecha março com três mortes pelo novo coronavírus

Com 333 casos confirmados e o registro da terceira fatalidade, governador Ibaneis Rocha (MDB) planeja novas medidas para aliviar efeitos da pandemia no Distrito Federal. Setor de comércio e serviços já sente impactos

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 06:00
Ontem, militares do Exército desinfetaram áreas do Hospital de Base e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). As duas instituições são referências no tratamento a pacientes com Covid-19O primeiro mês desde que o coronavírus chegou no Distrito Federal — no último dia 5 — terminou com três mortos e 333 casos confirmados da Covid-19. Ontem, dia em que o DF registrou a terceira morte em decorrência da doença, o Executivo local anunciou um decreto que prevê extensão do período de quarentena na capital federal até 13 de abril. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também encaminhou à Câmara Legislativa um projeto de lei para reconhecimento de estado de calamidade pública.

A terceira vítima da Covid-19 no DF morreu ontem (leia Para saber mais). O paciente, de 73 anos, estava internado desde 21 de março, no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, mesmo bairro onde ele morava. No balanço de ontem da Secretaria de Saúde, havia 333 casos confirmados da doença no DF. Os homens são maioria (57,7%) entre os pacientes, e a maior incidência tem se dado entre pessoas na faixa de 30 a 39 anos. Dos 44 pacientes hospitalizados, 30 estão em unidades de terapia intensiva (UTI).

O Plano Piloto permanece como a área com maior número de infectados (99), seguido do Lago Sul (55). A primeira pessoa que teve o resultado positivo para o novo coronavírus no DF, uma advogada de 52 anos, moradora da região administrativa, permanece internada e em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ela apresenta síndrome respiratória aguda severa (Sars), além de outras doenças que agravam o quadro clínico, considerado gravíssimo. A paciente continua sedada e respira com ajuda de ventilação mecânica.

O Distrito Federal está em primeiro lugar entre as unidades da federação em incidência de casos (10,9) por grupo de 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. Para tentar evitar o aumento da contaminação pelo novo coronavírus, o governador Ibaneis decidiu estender o prazo de quarentena no DF. O decreto, ainda sem data para ser publicado, deve manter os servidores distritais em teletrabalho, comércios fechados, escolas sem aula e aglomerações proibidas. Contudo, algumas restrições podem ser flexibilizadas.

Dados da Secretaria de Economia apontam perdas de até R$ 1,2 bilhão devido à queda na arrecadação de impostos. Diante disso, chegou à Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei do Executivo local para reconhecimento de estado de calamidade pública no DF. A proposta, semelhante à aprovada em nível federal, desobriga o GDF de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de atender metas fiscais e empenhos previstos para o Orçamento de 2020.

Insumos
Para evitar mais casos de contágio pela Covid-19, na manhã de ontem, 10 militares do 16º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro desinfectaram as áreas internas e externas do Hospital de Base e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) — referência para o tratamento de pacientes com a doença. A iniciativa deu continuidade às ações na Rodoviária do Plano Piloto e na Estação Central do Metrô.

Ainda ontem, o Corpo de Bombeiros Militar do DF adquiriu mais de R$ 2 milhões em itens de equipamento de proteção individual (EPIs). Entre eles, há luvas, máscaras N-95 — para proteção contra doenças de transmissão aérea ou por gotículas de saliva —, óculos de proteção, capotes, toucas descartáveis, termômetros infravermelho e frascos de álcool em gel.

A compra ocorreu com dispensa de licitação, pois, devido ao estado de emergência, processos sem abertura de pregão estão permitidos. O material começa a ser entregue até sábado. A corporação também vai receber 800 chips de detecção do coronavírus por meio de saliva, que virão de Singapura. A tecnologia permite a coleta de até oito amostras de uma vez e os resultados ficam prontos em cerca de três horas. A remessa chega até o fim da semana.

Entre outras medidas em andamento, há a adaptação do primeiro andar do Estádio Nacional Mané Garrincha para abrigar pessoas com a Covid-19 que deixarem a UTI e precisarem se recuperar fora de casa. O espaço de 6 mil metros quadrados terá capacidade para 200 leitos de retaguarda, nos quais os pacientes poderão permanecer por até 14 dias, a depender da gravidade do quadro.

Equipamentos e produtos de limpeza foram retirados do Hospital Regional do Guará (HRGu) e do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) após o fim do contrato entre a Ipanema, responsável pela prestação de serviços nas duas unidades de saúde, e o GDF. Vencedora do novo contrato, a BRA repôs os produtos ainda pela manhã.

Educação
A Secretaria de Educação informou à reportagem que ainda trabalha para definir como ocorrerá a transmissão de conteúdos durante o período de quarentena no DF. Por enquanto, a pasta estuda mecanismos para não prejudicar os 600 mil estudantes da rede. Na semana passada, o Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) aprovou um parecer que autoriza a execução de atividades escolares não presenciais. A medida vale para instituições de ensino das redes públicas e particular.

A iniciativa deve atender, primeiramente, 80 mil estudantes do ensino médio da rede pública; depois, os demais. No entanto, as datas ainda não foram divulgadas. Enquanto isso, professores passam por treinamento para lidar com a Plataforma Moodle, além de ferramentas da Google e Microsoft. As unidades particulares que quiserem interromper o recesso e promover atividades mediadas por tecnologia terão de enviar o planejamento à Secretaria de Educação, para avaliação do CEDF. Caso necessário, o ano letivo em todas os colégios do DF poderá passar para 2021.

Uma das alternativas que o GDF estuda para atender estudantes que não têm acesso à internet são as aulas pela televisão, por meio de parceria com emissoras, como a TV Justiça. Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), Álvaro Domingues disse que as instituições estão se planejando para o caso de a quarentena durar mais tempo. “Estamos nos preparando para realizar o suporte da melhor maneira possível com aprendizagem não presencial. Depois de retornarmos, poderemos refazer o planejamento, de modo a cumprir os dias letivos ”, afirmou.

Para saber mais

Vítimas

A primeira morte por coronavírus no Distrito Federal aconteceu em 23 de março. No entanto, a Secretaria de Saúde divulgou o caso apenas no sábado, pois a paciente precisou passar por três exames para confirmação do laudo de Covid-19. Viviane Rocha de Luiz, 61 anos, era assessora técnica da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e teve contato com uma pessoa infectada de São Paulo. A segunda vítima, Maurílio José de Almeida, 77, morador do Núcleo Bandeirante, morreu na segunda-feira, no Hospital Brasília.

Impactos na Semana Santa
As celebrações da Semana Santa no DF passaram por mudanças. A Arquidiocese de Brasília informou que as orientações do Executivo serão seguidas e que as missas presenciais e demais celebrações religiosas continuam suspensas. Os encontros serão retomados a depender da evolução da crise pandêmica. Durante a semana que antecede a Páscoa, as igrejas ficarão abertas para oração, mas sem aglomeração de fiéis. A recomendação é de que as pessoas fiquem em casa e acompanhem as missas por meios digitais. Algumas cerimônias, como o Lava-pés e a Via-Sacra de Planaltina serão adiadas, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Credenciamento virtual
Como medida para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o processo de credenciamento para empresas e instituições educacionais interessadas em participar do Cartão Creche acontecerá exclusivamente pela internet. O processo seletivo começa amanhã e resultará na abertura de 5 mil vagas para crianças de até 3 anos em creches particulares. A documentação necessária pode ser consultada no site das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico. Os arquivos devem ser enviados em formato .pdf pelo e-mail cartaocreche@desenvolvimento. df.gov.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags