Cidades

Iges treina mais de 2,5 mil profissionais para atender casos de coronavírus

Capacitação dá ênfase no uso de equipamentos de proteção individual e na proteção dos pacientes

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 21:25
Mais de 2,5 mil profissionais foram capacitados para atender casos da Covid-19O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) realizou uma série de capacitações dos profissionais de saúde para que reforcem os conhecimentos em relação ao coronavírus. Até agora, foram mais de 2,5 mil colaboradores treinados. O instituto administra as seis Unidades de Pronto Atendimento do DF, além do Hospital de Base (HB) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

“Nossos profissionais de saúde estão preparados, porém, sabemos que a melhor arma é reforçar o conhecimento relativo ao vírus e como devemos lidar com ele. Nesse sentido, unimos esforços para levar apoio aos colaboradores do instituto”, ressaltou o gerente da Gestão do Conhecimento do Iges-DF, Artur Fonseca.

Segundo ele, a ênfase está nas condutas relativas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que protegem contra o vírus. “Estamos sempre instruindo e repetindo a importância dessas condutas para que as equipes assistenciais estejam seguras, reduzindo ao máximo qualquer grau de contaminação. Estamos certos de que o Iges-DF será referência em proteção de seus colaboradores nesse momento tão delicado”, afirmou o gestor.

Fonseca informa que há uma equipe de prontidão para atender quaisquer setores que desejem receber uma visita para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Capacitação

Durante os treinamentos, as orientações também tiveram foco na proteção dos pacientes. “Elas incluíram, ainda, o fluxo de atendimento aos pacientes, como realizar testes comprobatórios da Covid-19, além das aulas gerais relativas ao histórico, origem, transmissão e dados sobre a doença”, descreveu.

As informações repassadas tiveram como base o Guia de Orientações Gerais para o Manejo de Casos Suspeitos de Covid-19 – Iges-DF. Diversas metodologias de ensino foram utilizadas em cada unidade do instituto, todas em torno do tema coronavírus.

Estandes de orientação fixos foram montados em três locais estratégicos do Hospital de Base, UPAs e HRSM, com cartazes, orientações e esclarecimento de dúvidas com o objetivo de ser uma referência para os colaboradores demandantes de informações.

“Também está sendo feita visita aos principais setores das unidades Iges-DF, com grupos de discussões in loco. O objetivo é levar a informação diretamente ao colaborador em seu local de trabalho, levando em consideração as situações cotidianas vivenciadas por eles”, complementou Artur Fonseca.

Outro recurso foram aulas em formato de apresentação de slides realizadas no Hospital de Base, voltadas para equipes de apoio e equipes técnicas. A frequência nas apresentações, a presença de um ambiente arejado e o distanciamento entre cadeiras foram fundamentais para a segurança dos colaboradores.

Por fim, houve ainda avaliação de aprendizagem e reforço teórico-prático, com questionários rápidos para aferir o grau de absorção do conhecimento. A ideia é que as capacitações tenham continuidade para garantir a proteção de todos.

Com informações do Iges-DF

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