Cidades

Crônica da Cidade

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 04:06

A lição das crianças

Não está sendo fácil o confinamento, principalmente para quem mora em apartamento ou casa pequena e tem crianças. Elas precisam ser protegidas em sua saúde física e mental. Vejo que muitas mães e pais têm acionado a imaginação para mantê-las em atividade lúdica e educativa.

Assisto pela tevê a muitos vídeos divertidos. Em um deles, uma criança de 6 anos ensina os procedimentos de saúde essenciais para tempos de coronavírus. Tudo impecavelmente correto.
É muito interessante a maneira como os pais conscientizam as crianças e, ao mesmo tempo, criam uma rede de proteção. Mesmo com as restrições, elas precisam continuar exercendo o sagrado direito de brincar e de ser felizes.

Por razões de segurança, estamos separados dos dois netos: Aurora, de 6 anos, e Judá, de 2 anos. Esse é um dos aspectos mais difíceis do isolamento. Eles foram criados dormindo em nossas costas ou encarapitados em nossos ombros. Mas temos recebido muitas fotos e vídeos.

A minha neta Aurora, de 6 anos, é fã da pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Não sei de onde tirou esta história. Pois bem, ela pediu à mãe para que a fotografasse de Mona Lisa. É impressionante a foto que a mãe nos mandou. A pose é perfeita, o olhar misterioso, o sorriso enigmático. Com uma pequena diferença: Aurora é mais bonita que a Mona Lisa.

Pois bem, uma das paixões da Aurora é a dança. Ela estuda em academia e participou do elenco de uma montagem do espetáculo musical Alice no País das Maravilhas. Aurora é uma mistura da Emília, de Monteiro Lobato, com a Alice, de Lewis Carroll.

Certa vez, li o poema de Cecília Meireles; a cada verso, ela criava uma coreografia: “Esta menina/tão pequenina/quer ser bailarina/não sabe nem dó nem ré/mas fica na ponta do pé/não sabe nem mi nem fá/mas mexe os braços para aqui e para lá”.

Ela convidou o irmão, Judá, de 2 anos, para fazer uma dança para espantar o coronavírus. Os dois fizeram o ritual e se divertiram muito. As crianças estão revelando mais consciência, maturidade e responsabilidade no combate ao coronavírus do que certos governantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags