Cidades

Idosos em condições inadequadas serão hospedados em hotéis do DF

Iniciativa do GDF e da Sejus deve cadastrar 300 pessoas, com 60 anos ou mais, durante a pandemia do novo coronavírus. Ninguém será obrigado a aderir à moradia temporária

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 14:00
Hotéis da cidade vão receber os idosos que estão em condições de isolamento inadequadasOs idosos que vivem em condições inadequadas poderão ter acesso à moradia provisória em hotéis do DF durante a pandemia da Covid-19. Denominada “Hotelaria Solidária”, a iniciativa faz parte do programa “Sua Vida Vale Muito”, desenvolvida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Em parceria com o Governo do Distrito Federal, o projeto piloto deve cadastrar 300 pessoas com 60 anos, ou mais, que serão encaminhadas para os prédios participantes da ação. 

Após serem recebidos, os idosos devem passar por exames e testes conduzidos pela Secretaria de Saúde, que oferecerá cuidados médicos, garantindo a eficácia do isolamento. Segundo levantamento realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a pedido da Sejus,  o DF possui 14 mil idosos com moradia inadequada. “São pessoas que vivem sem condições de isolamento social dentro da própria casa”, afirma a secretária de Justiça de Cidadania, Marcela Passamani.

A iniciativa busca oferecer estratégias efetivas de distanciamento social para o público idoso, considerado o mais vulnerável nesta pandemia. Apesar disso, aqueles que forem identificados não serão obrigados a aderir a moradia temporária. No projeto piloto, 150 apartamentos serão utilizados durante três meses. Como se trata de uma parceria com a iniciativa privada, o governo pagará ao hotel uma tarifa menor pela diária.

Marcela Passamani diz que poderão participar do programa os hotéis que estejam dispostos a abrigar exclusivamente os idosos. ou seja, não podem ter outras pessoas no local, como forma de garantir o isolamento social desse público. Além disso, deverão seguir também os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo.


Adote um Idoso

Outra parte do programa “Sua Vida Vale Muito” é a campanha “Adote um Idoso”, que mobiliza jovens e adultos para exercerem atividades do dia-adia para os idosos, como ir ao mercado e à farmácia. O objetivo é dar condições para que eles não precisem sair de casa. A iniciativa será executada em conjunto com a Sejus por meio do Programa Voluntariado em Ação, que será utilizado para estimular as pessoas a participarem do projeto. Os voluntários poderão se cadastrar no portal www.portaldovoluntariado.df.gov.br, que  já tem 26 mil inscritos.


TAGS:


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags