Cidades

Coronavírus: Saiba como não cair em golpes durante a pandemia

Forças de segurança orientam a população a ter cuidado, principalmente com o aumento de delivery. Não repassar dados bancários a terceiros e ficar atento aos links falsos na internet

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 14:52
Hacker quebra correntes com alicateCom o aumento dos serviços delivery e dos pagamentos por plataformas digitais, a atenção para não cair em golpes deve ser redobrada. Equipes das forças de segurança do Distrito Federal orientam os brasilienses a ficarem atentos. De acordo com o coronel Souza Lima, chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do DF, o excesso de cuidado é sempre mais eficaz que a falta dele. 

Para Souza Lima é importante seguir os alertas das instituições financeiras. Segundo ele, alguns bancos estão enviando, de forma preventiva, mensagens aos clientes informando para não repassar dados e nem entregar cartões antigos a terceiros que se apresentam como prestadores de serviço.

Outro cuidado, principalmente com o aumento dos serviços de entrega à domicílio, é orientar os porteiros em prédios e condomínios sobre a entrada de pessoas. “A maior parte já segue um protocolo, mas é importante dar ainda mais atenção neste período”, ressaltou Souza.

Em situações de emergência ou tentativa de crime, a corporação deve ser acionada pelo 190. Guardar características da pessoa que tentou cometer o crime ou qualquer outra informação, como placa de carro, pode contribuir com o trabalho da polícia.

Crimes cibernéticos

A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos alerta para os crimes cometidos pela internet, principalmente por meio de links falsos que pedem informações para serem preenchidas. De acordo com o delegado-chefe, Giancarlos Zuliani, nesse período houve um aumento desta prática criminosa. 

“Tivemos acesso a muitas denúncias de pessoas que receberam links para se cadastrarem e terem acesso a benefícios do governo, por exemplo. É imprescindível que o cidadão, antes de abrir uma mensagem com uma promessa dessas, entre em contato com os órgãos oficiais e confirme a veracidade da informação antes de preencher qualquer formulário com dados pessoais”, explicou o delegado. 

Para Giancarlo, o objetivo do golpe é obter os dados e cometer outros crimes, como abertura de contas ou compras virtuais. Uma outra situação comum é o envio de links com vírus para celulares ou computadores. 

Polícia Civil disponibiliza canais de denúncia para estas situações, que podem ser feitas pelo 197, pela delegacia eletrônica e pelo e-mail: drcc-atendimento@pcdf.gov.br. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags