Cidades

GDF contesta boletim do Ministério da Saúde e pede mais ajuda da União

O secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, nega que o DF esteja prestes a entrar na etapa de crescimento descontrolado da contaminação do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 05/04/2020 08:30

Francisco Araújo Filho espera a ajuda do Ministério para a compra de respiradoresNa sala de crise do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB), o cenário da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal parece sob controle. As projeções dos especialistas têm se confirmado e o sistema de saúde da capital está longe de um colapso. O secretário de Saúde da capital do país, Francisco Araújo Filho, contesta o relatório do Ministério da Saúde,.

 

“Não é verdade que estejamos à beira do caos. Sabemos da gravidade da pandemia, mas estamos tomando as providências necessárias”, explicou. E criticou: “Se o Ministério da Saúde acha que estamos neste nível de gravidade, por que não libera mais recursos para o DF? Eles repassaram apenas R$ 15,7 milhões para o combate à Covid-19, mas não deu para nada. Além disso, mandaram álcool em gel e aventais impróprios para uso”, reclamou.

 

A advertência do Ministério leva em conta a proporção de infectados em relação à população. O DF lidera esse ranking, com 14,9 casos a cada 100 mil pessoas, bem acima da média nacional, que está em 4,9 infectados por 100 mil.

 

O governador também não gostou dos dados sobre o D, divulgados pelo ministério. “Estamos avançando dentro dos nossos cálculos. Mas, quando sai uma informação como essa, a rede fica sobrecarregada porque 800 pessoas, só hoje (ontem), nos procuraram para fazer o exame”, afirmou Ibaneis, que ainda disse que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não está dialogando como deveria com os governadores. “Está parecendo o presidente Bolsonaro”, criticou.

 

A Secretaria de Saúde espera a ajuda do Ministério para a compra de respiradores — essenciais para a manutenção da vida de pacientes mais graves —, EPIs e leitos. Segundo boletim da pasta, nesse sábado (4/4) à noite .

 

Situação no país

O ministério informou, também no sábado, . Foram 1.222 novas pessoas infectadas e 73 novos óbitos em relação à sexta-feira. Seguindo uma tendência dos últimos boletins epidemiológicos que a pasta divulgou, as novas ocorrências, tanto de casos confirmados quanto de mortes, voltaram a registrar o maior crescimento para um intervalo de 24 horas. “Provavelmente, todos os dias o número de pessoas contaminadas e de óbitos vai bater um recorde em relação ao dia anterior, pelo menos até um dado momento”, comentou o secretário executivo do Ministério, João Gabbardo dos Reis.

 

A quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença cresceu 13,5%, e a de mortes, 20,3%. Apesar disso, segundo Gabbardo, as taxas estão dentro do que o ministério previa. “Nós imaginávamos que teríamos um crescimento na ordem de 30%, 33% diariamente, o que corresponderia a duplicar o número de casos a cada três dias”, comentou. Ele ponderou, contudo, que o ministério não tem uma estimativa de quantas pessoas morrerão no país pelo novo coronavírus. “Não vamos apresentar cenários de óbitos, nem máximos, nem mínimos e nem médios.”

 

Apesar disso, ele disse que, por mais que a população se resguarde e evite sair às ruas durante esse período de pandemia, em algum momento todos serão infectados. Segundo Gabbardo, “o dia em que sairmos da nossa bolha, todos vamos ter contato com a Covid-19”.

 

“É uma questão de tempo. O que a gente espera é que a transmissão ocorra numa velocidade baixa para que o nosso sistema de saúde possa dar conta do número de pessoas doentes”, explicou.

 

O secretário informou que o fluxo de transmissão do vírus vai passar a reduzir apenas quando 50% dos brasileiros estiverem imunizados — ou seja, quando metade da população contrair o vírus e criar anticorpos contra a Covid-19. Na estimativa do ministério, é possível que 86% da população seja infectada pelo SARS-CoV-2, mas não perceba e nem tenha sintomas, a depender de fatores como condição de saúde, idade e imunidade. Os 14% restantes podem precisar de auxílio médico e, desse percentual, menos de 3% devem evoluir para óbito, segundo Gabbardo.

 

“O vírus vai se transmitir, e a gente imagina que pelo menos 50% das pessoas vão ter contato e vão criar imunização. Isso vai diminuira capacidade de transmissão. Vai acontecer lentamente. Hoje, queremos transmissão com velocidade baixa para que os equipamentos de saúde possam dar conta”, frisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags