Cidades

Igrejas católicas mantém tradição em Semana Santa com adaptações nas missas

No Santuário Dom Bosco, por exemplo, celebração de véspera de Domingo de Ramos foi on-line e contou com fotografias dos fiéis nos bancos da igreja. Pela noite, padre abençoará ramos nas janelas da vizinhança

Correio Braziliense
postado em 05/04/2020 15:10

Fiéis enviaram fotos que foram impressas e coladas aos bancosCatólicos celebram neste domingo (5/4) o início da Semana Santa. Mas o tradicional evento religioso precisou de adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou a população a evitar aglomerações. No Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, a celebração de véspera de Domingo de Ramos aconteceu por uma transmissão on-line. 

 

Os fiéis acompanharam a celebração de dentro de casa e tiveram fotos coladas nos bancos da igreja. “Iluminado pela experiência de outros padres e pelo simbolismo criado, adotamos a iniciativa para olhar para as pessoas, então pedimos as fotografias e as pessoas nos enviaram pelo número do santuário”, explicou o padre Jonathan Costa.

 

Uma publicação compartilhada por (@correio.braziliense) em

  

 

A transmissão contou com mais de mil acessos, de moradores do Distrito Federal e até de outras regiões do país. Na noite deste domingo, após a missa que abre a Semana Santa e celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a tradicional benção de ramos também vai acontecer de uma maneira adaptada.

 

“Depois da missa, por volta das 19h30, vamos caminhar pelos bloco da Asa Sul, ao redor do Santuário, para abençoar os ramos dos fiéis sem que eles saiam de dentro de casa. Pedimos para que eles coloquem os ramos nas portas e janelas para que esse rito se mantenha”, diz o padre. 

 

Transmissão nas redes sociais reuniu mais de mil pessoas 

 

Outras igrejas também se uniram neste momento de distância para celebrações que mantêm viva as tradições e seguem as recomendações de saúde. O Santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, realizou uma procissão pelas quadras da região de carro, abençoando com orações e água benta as casas e comércios. 


 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags