Publicidade

Correio Braziliense

Igrejas católicas mantém tradição em Semana Santa com adaptações nas missas

No Santuário Dom Bosco, por exemplo, celebração de véspera de Domingo de Ramos foi on-line e contou com fotografias dos fiéis nos bancos da igreja. Pela noite, padre abençoará ramos nas janelas da vizinhança


postado em 05/04/2020 15:10 / atualizado em 05/04/2020 15:24

Fiéis enviaram fotos que foram impressas e coladas aos bancos(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Fiéis enviaram fotos que foram impressas e coladas aos bancos (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Católicos celebram neste domingo (5/4) o início da Semana Santa. Mas o tradicional evento religioso precisou de adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou a população a evitar aglomerações. No Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, a celebração de véspera de Domingo de Ramos aconteceu por uma transmissão on-line. 

 

Os fiéis acompanharam a celebração de dentro de casa e tiveram fotos coladas nos bancos da igreja. “Iluminado pela experiência de outros padres e pelo simbolismo criado, adotamos a iniciativa para olhar para as pessoas, então pedimos as fotografias e as pessoas nos enviaram pelo número do santuário”, explicou o padre Jonathan Costa.

 

  

 

A transmissão contou com mais de mil acessos, de moradores do Distrito Federal e até de outras regiões do país. Na noite deste domingo, após a missa que abre a Semana Santa e celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a tradicional benção de ramos também vai acontecer de uma maneira adaptada.

 

“Depois da missa, por volta das 19h30, vamos caminhar pelos bloco da Asa Sul, ao redor do Santuário, para abençoar os ramos dos fiéis sem que eles saiam de dentro de casa. Pedimos para que eles coloquem os ramos nas portas e janelas para que esse rito se mantenha”, diz o padre. 

 

Transmissão nas redes sociais reuniu mais de mil pessoas(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Transmissão nas redes sociais reuniu mais de mil pessoas (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
 

 

Outras igrejas também se uniram neste momento de distância para celebrações que mantêm viva as tradições e seguem as recomendações de saúde. O Santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, realizou uma procissão pelas quadras da região de carro, abençoando com orações e água benta as casas e comércios. 


 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade