Cidades

Teleaulas começam nesta segunda

Secretaria de Educação transmitirá programa educativo na internet e na TV Justiça para auxiliar alunos da rede pública durante a pandemia. Atividade não é obrigatória e não conta como dia letivo, mas pode ajudar a manter a rotina

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 04:35
Programa contará com videoaulas gravadas por professores, além de aulões ao vivo para ensino médio

Os cerca de 460 mil alunos da rede pública do Distrito Federal se juntam a milhares de estudantes em todo o mundo que tiveram de parar de frequentar a escola por causa da pandemia de coronavírus. Com o objetivo de oferecer uma alternativa para que crianças e adolescentes não percam total contato com os estudos, a Secretaria de Educação (SEE-DF) dá início, nesta segunda-feira (6/4), a uma série de teleaulas. O programa educativo será transmitido pela TV Justiça e também pela internet, com temas voltados para educação infantil ao ensino médio.

As atividades fazem parte da iniciativa Escola em Casa e não são obrigatórias, tampouco contam como dias letivos. Elas servem para oferecer conteúdo aos estudantes enquanto as aulas não voltam. “A expectativa é de que os alunos não desistam, não desanimem e que eles possam nutrir esse vínculo com a comunidade escolar e com o saber. É uma atividade extra para esse período”, explica David Nogueira, coordenador do programa Escola em Casa DF. Ele diz que o programa continuará sendo transmitido enquanto durar a pandemia.

Nogueira conta que houve um grande esforço para, dentro de um intervalo de 20 dias, mobilizar professores a gravarem videoaulas voluntariamente. Claro que a situação não é ideal, e não dá para esperar formato profissional de todo o conteúdo. “Tem muito programa gravado na casa dos professores, que se voluntariaram para fazer isso. Fizemos um chamamento voluntário para os educadores, e mais de 40 se prontificaram. E, a cada hora, há mais adesões.” O coordenador agradece o esforço dos docentes e de parceiros, como a própria TV Justiça, o Sebrae e o Canal Futura, que têm ajudando a viabilizar as teleaulas.





Tira-dúvidas
A Secretaria de Educação responderá a perguntas sobre o programa Escola em Casa nesta segunda-feira (6/4), às 19h, no Facebook e no YouTube. David Nogueira, em conversa mediada por jornalistas, explicará também sobre a plataforma Moodle, que em breve estará disponível para estudantes do ensino médio. Para acompanhar, acesse www.facebook.com/educadf



Programação
» O programa educativo será transmitido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, nos canais 53.1 ou 53.2 (TV Justiça) e também pelo YouTube e pelo Twitter. Saiba mais no site tvjustica.jus.br. Segunda, quarta e sexta são dias de videoaulas gravadas. Elas começam às 9h, focando nos alunos mais novos. Os conteúdos vão avançando de série ao longo do tempo até que, às 11h45, é oferecido um programa para professores. Nas terças e quintas, serão transmitidos aulões ao vivo com foco em estudantes do ensino médio, especialmente pensando no Enem. Serão três aulões diferentes, cada um com uma hora de duração, divididos entre 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags