Cidades

Semob fará limpeza em paradas de ônibus para combater mosquito da dengue

Objetivo é evitar a proliferação do Aedes aegypti nas regiões mais afetadas. Sobradinho e Fercal são as primeiras a receber a ação

A partir desta terça-feira (7/4), mais de 600 paradas de ônibus passarão por limpeza nas lajes dos abrigos. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), uma empresa foi contratada para fazer o serviço emergencial. O objetivo é evitar o acúmulo de lixo e água que possam propiciar a proliferação do mosquito da dengue

Segundo a pasta, o valor do investimento é de R$ 197.972,75. As primeiras regiões a receberem o serviço nos próximos dois dias são Sobradinho e Fercal. Ao todo, 26 regiões administrativas que contemplem abrigos de concreto do tipo C, ou seja, estruturas que facilitam o acúmulo de lixo e de água na parte superior, serão limpas.

Estão previstos três processos de limpeza no prazo de 45 dias. Os locais foram escolhidos levando em consideração o maior índice de casos de dengue, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.

Dengue

Do início do ano até 21 de março, já foram registrados 15.453 casos de dengue no Distrito Federal. Um aumento de 125,25%, quando comparado ao mesmo período de 2019, em que foram contabilizados 6.851 pessoas com a doença.

Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde. As regiões com maior incidência são: Ceilândia (1.811), Gama (1.462), Sobradinho 2 (1.102) e Santa Maria (1.058).

Segundo o informativo, até 21 de março, foram confirmadas 15 ocorrências graves da doença e 239 casos com sinais de alarme. Duas pessoas morreram por complicações da dengue, uma na região do Guará e outra em Ceilândia. Ainda há oito óbitos de residentes no Distrito Federal em investigação.