Cidades

Hran será esvaziado e receberá apenas pacientes com coronavírus

Hospitais Universitário de Brasília (HUB) e Materno Infantil (Hmib) receberão os casos de urgência da unidade de saúde

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 20:16
Hospitais Universitário de Brasília (HUB) e Materno Infantil (Hmib) receberão os casos de urgência da unidade de saúdeO Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será usado exclusivamente para o combate ao novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (6/4). De acordo com a pasta, a unidade começou a ser esvaziada e apenas o atendimento às pessoas com queimaduras será mantido. 

Ainda segundo a pasta, 90% dos pacientes de outras especialidades foram removidos da unidade e permanecem apenas aqueles com quadros delicados, como de cardiologia. A transferência dos pacientes começou a ser feita em 22 de março, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. 

Os pacientes foram transferidos de acordo com a região administrativa onde moram, necessidade clínica e disponibilidade de vagas. Pacientes que não tenham suspeita de infecção pelo coronavírus devem procurar hospitais próximos às próprias casas. As especialidades pediatria e clínica médica serão distribuídas em todas as unidades, exceto o Hospital de Base, que é referência em trauma.

Especialidades


Pacientes moradores da Região Central (Asa Norte, Lago Norte, Asa Sul, Varjão, Vila Planalto e Cruzeiro) e da Região Centro-Sul (Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), SCIA, Riacho Fundo 1 e 2 e Park Way) deverão procurar os hospitais Universitário de Brasília (HUB) e o Materno Infantil de Brasília (Hmib). 

As emergências nas especialidades de ginecologia e obstetrícia ficarão a cargo do HUB para os moradores da Região Central. Os da Região Centro-Sul devem procurar o Hmib. O pronto atendimento oftalmológico será redirecionado ao Hospital de Base e ao Hospital Regional de Taguatinga, unidades que receberão reforço dos oftalmologistas do Hran. 

Os pacientes com fissura labiopalatal do Hran serão atendidos no Adolescentro. Os procedimentos cirúrgicos que não puderem ser postergados, serão realizados no Hospital da Criança de Brasília (HCB), pela equipe do Hran. 

O programa Cris Down será promovido na Policlínica da 514 Sul. Os ambulatórios do Hran/Policlínica serão mantidos cardiologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para atendimento aos casos de coronavírus e retaguarda das equipes do Hran. As demais especialidades serão encaminhadas para a Policlínica. 

O HUB ainda receberá os internados no Hran para prestar serviço de hemodiálise. O serviço de internação para pessoas privadas de liberdade serão redirecionados ao Hospital do Paranoá (pacientes clínicos) e para o Hospital de Base (casos cirúrgicos). A soroterapia para animais peçonhentos será referenciada para o Hospital Regional do Guará. 


Cirurgias eletivas de classificação vermelha serão redirecionadas para os seguintes hospitais:


Cirurgias oncológicas
Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Hospital de Base;

Oftalmológicas
Hospital de Base e Hospital Regional de Taguatinga (HRT);

Cirurgias torácicas, otorrino e urologia
Instituto Hospital de Base

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags