Cidades

GDF negocia com operadoras de telefonia internet para 100% dos estudantes

Com o auxílio das empresas, os estudantes teriam acesso ao conteúdo escolar. Segunda etapa programada para o ensino à distância prevê implantação de uma plataforma online que permitiria ao aluno ficar em contato direto com colegas e professores.

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 19:11
Com o auxílio das empresas, os estudantes teriam acesso ao conteúdo escolar. Segunda etapa programada para o ensino à distância prevê implantação de uma plataforma online que permitiria ao aluno ficar em contato direto com colegas e professores.Internet e a televisão são os canais de aposta da Secretaria de Educação para manter o vínculo com os estudantes durante o período de pandemia da Covid-19. De acordo com a pasta, ainda não é possível atingir 100% dos alunos por meio das plataformas digitais. Por essa razão, negocia com operadoras de telefonia móvel o fornecimento de internet. 

“A educação pública tem alguns pilares e um dos principais é a equidade. Cerca de 94% dos nossos alunos têm internet. Dos que não têm, grande parte acessa a TV. Mesmo assim, não dá para deixar de lado esses 6%. O ensino tem de ser o mesmo para os 460 mil estudantes”, avalia David Nogueira, coordenador do Programa Escola em Casa da SEE-DF. 

De acordo ele, a segunda etapa programada para o ensino à distância é a implantação de uma plataforma online, que permitiria ao aluno ficar em contato direto com os colegas e professores que costumava encontrar presencialmente. Com o auxílio das operadoras, o aluno poderia acessar o conteúdo, mesmo sem ter acesso a internet para outros assuntos.

“As operadoras de telefone fariam uma cobrança reversa, ou seja, toda vez que o estudante acessar a plataforma, em vez de ser cobrado pela internet, essa conta é cobrada da secretaria”, explica. 

Segundo David Nogueira, as próximas duas semanas serão de observação e adaptação. O objetivo da pasta é identificar os alunos que têm problemas para participar das atividades e procurar pontualmente soluções de acesso. Também por essa razão, as transmissões não estão sendo contabilizadas como dias letivos, mas o coordenador não descarta a possibilidade mais à frente. 

TV União
A secretaria também fechou parceria com a TV União, no canal 11 da  televisão aberta. Os conteúdos serão apresentados de 9h às 12h, ao vivo, direto dos estúdios da TV Justiça e do Sebrae. Pela tarde, de 13h às 16h, passarão novamente gravados no canal da nova parceria. Pela manhã, os alunos poderão interagir com os professores pelas redes sociais do Educa DF e das TVs.

Professores
O trabalho dos profissionais que apresentam as aulas do programa Educação em Casa é voluntário. A Secretaria pede para que os interessados em apresentar conteúdos na programação entrem em contato pelo e-mail tvead@edu.se.df.gov.br, ou com a regional de ensino.

Teleaulas   
A primeira teleaula foi exibida nesta segunda-feira (6/04). A pasta também promoveu uma live nas redes sociais para esclarecer dúvidas de alunos e professores quanto à nova plataforma de ensino. 

No próximo mês, o ensino à distância deve migrar novamente para a internet, onde poderão ser aplicadas avaliações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags