Cidades

Pirenópolis sofre com a falta de turistas provocada pelo avanço da pandemia

Local amarga uma crise sem precedentes por causa do coronavírus, a cidade está isolada, vazia

Correio Braziliense
postado em 07/04/2020 06:00

uma rua vaziaA histórica Pirenópolis, sempre agitada nos fins de semana, com turistas de Goiânia e Brasília, é hoje uma cidade-fantasma. Distante cerca de 140km da capital federal, o município preferido dos brasilienses amarga uma grave crise econômica por causa da pandemia do coronavírus. As ruas estão vazias. Uma barreira da polícia impede a presença de forasteiros. Para entrar na cidade, só com documentos que comprovem ser morador.

 

uma ponte vazia 


Veículos de outras regiões são barrados no portal do município. Equipes de policiais, funcionários da Prefeitura e da Secretaria de Saúde estão de prontidão no portal de entrada da cidade numa verdadeira barreira sanitária. Houve denuncia de moradores da cidade estavam vendendo comprovantes de residência. Polo turístico regional, o comércio e as pousadas estão completamente fechados. O desemprego avança. Alguns poucos restaurantes tiram o mínimo de sustento oferecendo delivery.
 
um boneco de artesanato 

A tradicional Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário mantém as portas fechadas, missas só por meio de vídeos divulgados nas redes sociais da paróquia. Foi assim no Domingo de Ramos. Dia em que a reportagem do Correio visitou a cidade.
 
Desalento

Para Delzuita de Almeida, 52 anos, professora aposentada, a cidade, criada em 7 de outubro de 1727,e que antes era animada e cheia de prosa, transformou-se num local fechado e desalentador. “Uma tristeza profunda e preocupante. As pessoas se afastaram, não se pode mais conversar na varanda, nem trocar aquele abraço”, lamenta. Mas isso vai passar, acredita ela.
 
Delzuita de Almeida:  

João Ronaldo de Mendonça, 50, dono de uma pequena sorveteria, está muito preocupado com o pagamento do aluguel da loja. Trabalha sozinho e sente falta dos turistas que visitavam a cidade, principalmente nos fins de semana. “Até minha venda por encomenda caiu muito, porque eram os motoboys que faziam entrega e isso está raro aqui”. 
 
João Ronaldo: crise provocada pelo isolamento social preocupa comerciante 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • uma ponte vazia
    uma ponte vazia Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • um boneco de artesanato
    um boneco de artesanato Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • uma mulher na janela
    uma mulher na janela Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • um homem sentado
    um homem sentado Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Tags